Jornada de vendas e o compartilhamento de conteúdo por email: esse recurso é eficaz?

, , , ,

Aqui na Tab, sempre procuramos visualizar a jornada de vendas do representante usando lentes que nos permitem ajudar nossos clientes. O objetivo é ajudá-los a encontrarem respostas capazes de aprimorar as etapas específicas da jornada vendas. Isso porque acreditamos que esse é o melhor caminho para potencializar o alcance de resultados ainda mais positivos. 

Por isso, ajudamos nossos clientes a responderem questões centrais. Veja 2 delas:

1 – O representante farmacêutico que consome mais horas de treinamento faz melhores abordagens comerciais?  

2 – Qual o peso da utilização de material promocional na composição do resultado final?

Hoje, vamos ajudá-lo a responder um questionamento que provavelmente já lhe ocorreu:

“Qual a eficácia dos conteúdos compartilhados com os médicos por e-mail?”

Antes de tudo, é importante ressaltar que mensalmente usamos o Raio-X dos conteúdos compartilhados por e-mail com a classe médica. Assim, podemos mensurar o impacto deste tipo de conteúdo. Afinal, este é um dos principais canais de abordagem em uma estratégia de marketing omnichannel.

No último quadrimestre, foram compartilhados  mais de 14 mil conteúdos por mês com a classe médica, via e-mail, nas visitas presenciais e digitais. 

Mas nossa análise não para por aí. Para nos ajudar com essa questão, revisitamos o resultado da pesquisa, realizada pela Tab, com 811 médicos de todo Brasil em Maio de 2020, quando perguntamos: 

“Nesse momento, como o representante farmacêutico poderia lhe ajudar através do contato digital?” 58% dos médicos entrevistados reforçaram a importância da entrega de conteúdo científico. Ou seja, o médico precisa manter seu ritmo de atualização e aprendizado contínuo e o representante pode ajudá-lo.

Agora, vamos analisar mais alguns dados extraídos do Raio-X Tabmedia. Considerando os conteúdos enviados por email para a classe médica, via Tabmedia, a taxa de abertura dos e-mails é de 32,2% e taxa de clique é de 13,5%.

Dito isto, você pode estar na dúvida:  “Mas isso é muito ou pouco?” Bem, vamos avançar mais um pouco para lhe ajudar a encontrar essa resposta.

Buscamos avaliar, em um processo de benchmarking,  algumas das melhores práticas de funil de vendas e conversão de e-mail marketing. 

O Portal Conexorama explica que embora cada segmento tenha suas particularidades, de maneira geral, podemos classificar o desempenho da taxa de abertura assim: 

  • Acima de 20% é muito bom; 
  • Entre 10 e 20% é bom 
  • Entre 6 e 10% é considerado normal;
  • Abaixo de 6% o desempenho é fraco.

Viu, só? Em uma análise simples, podemos concluir que os índices de compartilhamento de conteúdo científico via Tabmedia são expressivamente maiores que as melhores práticas do mercado digital. Com esse recurso, a força de vendas pode turbinar a promoção médica presencial e digital do laboratório. 

Que tal experimentar essa funcionalidade? Artigos científicos, infográficos e convites para a OnePage do seu produto são alguns dos materiais que costumam dar muito certo e engajar o médico. Além disso, esse tipo de conteúdo precisa ser explorado em uma estratégia omnichannel. O representante farmacêutico precisa explorar os diferentes canais para se aproximar do médico.  E sabe o que é melhor? Com o Tabmedia você pode mensurar tudo isso 🙂   

Quer saber mais sobre o tema? Mais conteúdos para te ajudar

Como analiso o retorno dos
conteúdos compartilhados com os médicos?

Eu gostaria de ter acesso ao Raio-X Tabmedia


Deixe um comentário