Em tempos de pandemia, um novo olhar sobre a visitação médica e o futuro

A dinâmica da indústria farmacêutica é única e a maneira como ela presta suporte aos médicos também. Acima de tudo, trata-se de uma relação que viabiliza a oferta do tratamento ideal para cada paciente. 

Na prática, sempre que o representante farmacêutico interage com o médico ele tem a chance de contribuir para a melhora do bem-estar e da qualidade de vida de milhares de pessoas. 

Para o propagandista, o desafio maior é munir o profissional da saúde com conhecimento técnico e ótimas soluções. Contudo, em tempos de pandemia, manter essa relação de proximidade com o médico se tornou inviável. Bom, pelo menos presencialmente. 

Graças à tecnologia, os representantes farmacêuticos estão desempenhando seu papel com maestria. Ao explorar a modalidade de visitação médica a distância, eles têm obtido excelentes resultados, prestando apoio aos profissionais da saúde.

Neste artigo, mostramos como a pandemia acelerou a adoção da visita médica à distância. Além disso, destacamos as habilidades indispensáveis para o representante farmacêutico do futuro.

Quer saber mais? Vem com a gente! 

Aceleração da visitação médica a distância durante a pandemia

Quando a pandemia começou a avançar e o isolamento social passou a ser uma realidade, os primeiros dias foram de perplexidade e medo. 

Para os médicos, estar na linha de frente no combate ao COVID-19 é um risco, mas também um compromisso ao qual eles não podem fugir. Na outra ponta, os representantes farmacêuticos se depararam com a porta do consultório fechada, sem previsão de abertura. 

Neste contexto, pela primeira vez na história, o propagandista que já tinha um relacionamento com o médico começou a explorar a visita remota. É claro que, como toda mudança, a nova modalidade gerou desconforto e receio para os dois interlocutores.

A adaptação trouxe uma série de desafios. O representante farmacêutico criou novas maneiras de abordagem e de apresentação de conteúdo. 

Além de trazer o médico do Whatsapp para a plataforma de visitação digital, foi preciso desenvolver um material promocional para o mobile, respeitando o momento, e entregando mensagens relevantes e conteúdo de valor. 

Acima de tudo, no início da pandemia, a visita remota foi uma resposta em respeito aos médicos, representantes e pacientes. E mesmo com todos os desafios, aos poucos, a interação passou a ser fluída neste tipo de visitação também. 

Superada a fase de adaptação, hoje temos mais um modelo de trabalho para ajudar a força de vendas a ir além.

Como será a visitação médica no pós-pandemia? 

Em algumas cidades, como São Paulo, a retomada gradual dos serviços e espaços começou a acontecer. E surge a dúvida: como conduzir a visitação médica presencial? O representante precisa estar sempre no consultório? 

Propagandistas, gestores de laboratórios e médicos acreditam que a visita remota veio para ficar. É uma ferramenta complementar para facilitar o trabalho do representante. Diante da impossibilidade de contato presencial por conta de deslocamento, por exemplo, usar a visita digital é a melhor alternativa. 

Contudo, a visita presencial sempre terá seu lugar de valor. Tanto é verdade que muitos representantes já voltaram para o campo e estão realizando as visitas nos consultórios. 

Eles estão encontrando o médico com a rotina alterada, a demanda diminuída e uma agenda oscilante, mas também cheio de saudade. Isso mesmo! Os profissionais da saúde têm sido muito receptivos com os propagandistas porque estavam sentindo falta desse contato mais próximo.  

É claro que o momento ainda exige uma série de cuidados. Possivelmente, o propagandista vai se deparar com o medo de contágio ao voltar para o campo. É preciso superar, adotar todas as medidas de prevenção e seguir trabalhando como um consultor do médico.  

O propagandista deve ter em mente que o script padrão de abordagem não se encaixa no pós-pandemia. Nesta fase, na interação com o médico, a sensibilidade e a empatia estão acima do foco comercial. 

Além disso, a pandemia nos permitiu criar uma segunda opção de diálogo com os médicos. A visita digital vai entrar na rotina deles e do propagandista e pode ser explorada sempre que necessário. 

Com comunicação e criatividade, trabalhando em um processo colaborativo, o propagandista tem tudo para se destacar no pós-pandemia e gerar novas experiências para o médico.

Para um novo tempo, o representante farmacêutico precisa de novas skills

O contexto da pandemia acelerou a transformação digital em vários setores. Em um cenário totalmente novo, profissionais e empresas se depararam com a necessidade de fazer uma reinvenção emergencial. 

Para conduzir as atividades, foi preciso criar um plano de contingência e gerenciar vários impactos na gestão de competências, do trabalho e das expectativas.

Em um curto intervalo de tempo, os colaboradores começaram a transformar seu mindset. Antes imperava o modelo processual, previsível, linear e não flexível. 

Agora, depois de uma virada de chave forçada pelo isolamento social, o mindset digital começa a se consolidar. Imprevisível, beta e flexível, estimula os profissionais a testarem ideias, conceitos e modelos, lidando com elementos novos, e transformando a realidade. 

No mindset digital, a adaptação a novas realidades passa a ser constante e aprendizagem é entendida como um hábito para toda a vida. Isso porque o conhecimento é sempre ressignificado. 

Essencialmente, o representante farmacêutico precisa ter em mente que nada será como antes. Portanto, é preciso estar preparado.

Buscar equilíbrio entre hard skills e soft skills é um dos seus desafios.  

A partir daí, o profissional é capaz de desaprender e reaprender, desenvolvendo novas competências, processo conhecido como reskilling, para nunca parar de aprender, praticando o conceito de lifelong learning.

Portanto, muito além de pensar no retorno às visitas presenciais, o representante precisa fortalecer o seu perfil profissional. Algumas soft skills serão decisivas para se manter no mercado, porque definem sua performance no trabalho. 

Conheça 5 soft skills indispensáveis para esse novo momento:

  1. Autodesenvolvimento: orientado pela cultura de mudança e pela resiliência, buscando tornar-se um profissional antifrágil;
  2. Autogestão: com pensamento estratégico, focar esforços no planejamento de tempo e na organização para o trabalho remoto;
  3. Comunicação digital: buscar técnicas de apresentação de conteúdo em diferentes canais, incluindo redes sociais; 
  4. Protagonismo na carreira: saber explorar o poder de influência, a empatia e tomar a iniciativa;
  5. Escuta ativa: aprender a entender o que está sendo dito e o que não está. 

Vale destacar ainda aindas as 10 habilidades do profissional do futuro para 2022, de acordo com as projeções do Fórum Econômico Mundial. São elas:

  • Pensamento analítico e inovador
  • Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado
  • Criatividade, originalidade e iniciativa
  • Tecnologia, design e programação
  • Pensamento crítico e analítico
  • Resolução de problemas complexos
  • Liderança e influência social
  • Inteligência emocional
  • Racionalidade, resolução de problemas e ideação
  • Análise e avaliação de sistemas

Como observamos até aqui, os desafios do futuro para as indústrias e representantes farmacêuticos são muitos. 
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