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Força de vendas: 7 softskills essenciais para o momento

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Você pode ser um gênio da computação, um expert em marketing ou um mestre em negócios. No entanto, para ter sucesso, mais do que conhecimento técnico em sua área de atuação, os profissionais precisam das softskills essenciais para o momento. 

Muito além das hard skills, as empresas buscam profissionais com habilidades e atributos subjetivos, como comunicação eficiente, resolução de problemas e capacidade de trabalhar em equipe.

Curiosamente, habilidades técnicas e em informática, muitas vezes consideradas entre as mais relevantes para um profissional, são analisadas em um segundo momento em uma etapa de  avaliação de perfil de candidato, por exemplo. 

Com a transformação digital e o avanço da 4° revolução industrial, as empresas estão centradas nas soft skills essenciais para que o trabalho seja feito com excelência, com o suporte da tecnologia, mas com o olhar e a empatia do ser humano. 

Neste artigo, apresentamos as 7 softskills essenciais para o momento, indicando como você pode orientar e facilitar a formação do time de vendas.

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#1 Controle das emoções

As pessoas têm personalidades, desejos e necessidades particulares e maneiras diferentes de mostrar as emoções. Para navegar por tudo isso e ter sucesso na vida, é preciso ter tato e inteligência, mantendo o controle das emoções.

Inteligência emocional é uma das softskills essenciais para o momento porque permite ao profissional reconhecer suas emoções, entender o que elas estão dizendo e perceber como elas afetam as pessoas ao seu redor. 

Além disso, o controle das emoções também envolve a percepção de comportamento dos outros. Quando um profissional entende como o colega de trabalho ou o cliente se sentem, ele consegue gerenciar  os relacionamentos de forma mais eficaz.

Portanto, o desafio é regular e canalizar as emoções e a energia pessoal da melhor maneira possível, tornando o trabalho mais produtivo. 

Se antes imperava a ideia de separar as emoções de um indivíduo entre vida profissional e pessoal, agora a prática consiste em controlar as emoções e ter um bom desempenho, buscando autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

#2 Pensamento criativo

A criatividade é uma habilidade ampla que incorpora muitos conjuntos de habilidades diferentes, incluindo outras sociais e técnicas. 

Os profissionais com pensamento criativo podem encontrar novas maneiras de executar tarefas, melhorar processos ou até mesmo desenvolver novos e emocionantes caminhos para o negócio. A criatividade pode ser usada em qualquer função de várias maneiras possíveis.

No dia a dia, o pensamento criativo é uma das soft skills essenciais para o momento porque desperta outras habilidades relacionadas ao pensamento criativo, como curiosidade, mente aberta, aprendizado contínuo, colaboração, inovação, experimentação e gestão de riscos calculados.

#3 Colaboração

A maioria dos profissionais faz parte de uma equipe / departamento / divisão, e mesmo aqueles que não integram um time precisam colaborar com outros colegas. 

A cooperação e a colaboração são valores imperativos deste novo tempo. Um profissional pode preferir trabalhar sozinho, mas é importante demonstrar que entende e aprecia o valor de unir forças e trabalhar em parceria com outras pessoas para atingir os objetivos da empresa. 

Essa é uma das softskills essenciais para o momento, porque garante aos profissionais as habilidades pessoais necessárias para se envolver em uma colaboração produtiva.

#4 Comunicação eficiente

A comunicação é uma das softskills essenciais para o momento. Comunicadores hábeis podem ajustar seu tom e estilo de acordo com seu público, compreender e agir de forma eficiente, seguindo instruções e explicando as questões complexas para colegas e clientes.

Uma comunicação bem-sucedida envolve cinco componentes: 

Comunicação verbal: capacidade de falar de forma clara e concisa. 

Comunicação não verbal: capacidade de projetar uma linguagem corporal e expressões faciais positivas. 

Comunicação escrita: habilidade em redigir mensagens de texto, relatórios e outros tipos de documentos. 

Comunicação visual:capacidade de transmitir informações usando imagens e outros recursos visuais. 

Escuta ativa: uma habilidade de comunicação, porque ajuda você a ouvir e realmente ouvir o que os outros dizem para se comunicar melhor com eles.

Sem fortes habilidades de escuta, qualquer esforço de comunicação será unilateral e provavelmente ineficaz.

#5 Gerenciamento do tempo

Essa é uma das softskills essenciais para um local de trabalho produtivo e eficiente. 

Muitos trabalhos vêm com prazos exigentes e, às vezes, riscos elevados. Por isso, as empresas valorizam os profissionais que mostram uma atitude decisiva, uma capacidade inabalável de pensar com clareza, bem como descomprimir e deixar de lado o estresse.

A gestão do tempo está intimamente relacionada à capacidade de trabalhar sob pressão, bem como com prazos apertados.

Os colaboradores que administram bem o seu tempo podem priorizar as tarefas de forma eficiente e organizar a agenda, ao mesmo tempo que adotam uma atitude que lhes permite assumir novas tarefas e prazos.

Especialmente para a realidade do trabalho remoto, a gestão do tempo é uma habilidade essencial.

#6 Positividade 

Certamente, essa é uma das softskills essenciais para o momento porque ela define a qualidade da entrega do profissional e do time. 

Na prática, além da ética de trabalho, das habilidades de comunicação e da inteligência emocional, exibir uma atitude positiva ajuda os colaboradores a se movimentarem em busca de objetivos de carreira. Como as pessoas nem sempre são ensinadas a ser positivas, quem é orientado por essa visão obtém uma vantagem exibindo essa qualidade.

A positividade ajuda o profissional de várias maneiras:

  • Auxilia a resolver problemas;
  • Fortalece relacionamentos;
  • Incentiva uma atividade positiva;
  • Aumenta a felicidade e o bem-estar;
  • Aprimora sua reputação profissional.

 #7 Multitasking

Ser flexível anda de mãos dadas com uma das softskills essenciais: a multitarefa. Na prática, se a empresa precisa do profissional em uma determinada tarefa, ele deve ser adaptável  e, se necessário, alternar entre uma função e outra, para atender a demanda. 

A multitarefa envolve fazer malabarismos com diferentes atividades de trabalho e desviar a atenção de uma tarefa para outra.

Com o amplo uso de tecnologias, a expectativa é que os profissionais consigam lidar com atividades simultâneas usando sistemas, e-mail, mensagens de texto, chamadas telefônicas, aplicativos e contato pessoal. 

Multitasking desafia os colaboradores, já que é preciso gerenciar uma série de tarefas diferentes, sem comprometer a qualidade das entregas.

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