Visitação médica presencial ou digital: qual o médico prefere?
Antes mesmo de buscar a resposta para a pergunta que abre este artigo, propomos uma reflexão sobre a importância do papel do propagandista médico.
Sabemos que a estratégia de marketing dos laboratórios farmacêuticos é desenhada para auxiliar o médico em um dos seus maiores desafios. Ele precisa receber conhecimento de forma rápida e personalizada, para fazer uma prescrição assertiva, capaz de proporcionar bem-estar aos seus pacientes.
É aí que o representante entra em cena! Esse profissional leva soluções completas para o médico, apresentando os benefícios com propriedade e conhecimento técnico.
No Brasil, o relacionamento da indústria farmacêutica com a classe médica vem sendo construído há mais 60 anos presencialmente. Portanto, obviamente, a grande maioria dos médicos e dos propagandistas preferem a visitação médica presencial. Chegamos à resposta!
Mas, no atual contexto, possivelmente, estamos fazendo a pergunta errada. Isso porque com o avanço da pandemia da COVID-19 a visitação presencial se tornou inviável.
Diante desse cenário, empresas de todos os segmentos buscaram as ferramentas digitais para manter suas operações. Na TAB fizemos o mesmo 🙂
Exploramos o melhor da nossa tecnologia para permitir que o representante continuasse cumprindo a sua jornada e entregando conhecimento para o médico.
Não era uma questão de preferência pelo presencial ou virtual. A visitação médica a distância tem sido aceita, principalmente, por ser a única alternativa viável no momento.
Neste post, compartilhamos os aprendizados dessa jornada. Avance na leitura e entenda como a visita digital pode potencializar o alcance e a frequência do representante junto à classe médica.
#1 Entendendo as reações quando a tecnologia avança
Há dez anos atrás, quando a TAB começou a implementação do tablet na indústria farmacêutica nos deparamos com uma questão semelhante. O representante estava aceitando a ferramenta? Sim! E não! Essa é a mesma reação que registramos hoje.
É claro que, por força da circunstância, a visitação médica a distância tem tido uma aceitação acelerada. Profissionais e médicos vêm trocando as lentes e visualizando a nova modalidade como uma ferramenta viabilizadora do encontro que precisa acontecer, mesmo em um cenário de isolamento social.
A Nomad, nossa plataforma de visitação a distância, começou a ser construída há dois anos atrás, com o objetivo de consolidar o modelo de visitação híbrida. Com a criação da ferramenta, a proposta era fornecer ao representante, que fazia a visita presencial, mais potência e alcance com a visitação médica a distância. Mas, como a inovação não é uma jornada simples, a visitação híbrida não caminhou na velocidade que nosso time imaginava. Agora, em um cenário com limitações, a ferramenta ganha cada vez mais adeptos.
#2 Visitação médica a distância: pavimentando o caminho para a visitação hibrída
Agora, pela primeira vez, a visitação digital está sendo feita pelo mesmo representante que já fazia esse trabalho presencialmente.
Como ele já tem credencial, está entrando no consultório pela porta digital. Esse ingresso só é possível porque o propagandista já construiu uma relação duradoura e de valor com o médico. Ambos passam a usufruir uma série de benefícios, como produtividade, atendimento personalizado e visitação em qualquer hora e lugar. Muito mais conveniência para todos 🙂
A inovação que a TAB planejou há dois anos finalmente está acontecendo. Vivemos um cenário que nos ajuda a pavimentar o caminho para fortalecer o conceito de visitação híbrida. Vemos o futuro da visitação médica em construção e temos orgulho em fazer parte dele.
É por isso que convidamos você a explorar nossa plataforma de visitação médica a distância. O Nomad oferece uma série de recursos e funcionalidades que podem otimizar muito a rotina do propagandista, viabilizando sua jornada. Quer saber mais sobre a plataforma? Conheça a Nomad! Se precisar de mais informações, entre em contato conosco! Seguimos juntos e sincronizados, fazendo o melhor para você 😉