Pesquisa revela a percepção da classe médica sobre a visitação a distância

De maneira repentina, o avanço da pandemia da COVID-19 mudou a realidade que estávamos vivendo. Os médicos, especialmente, têm se deparado com uma série de novos desafios. Fazer a telemedicina acontecer é apenas um deles. 

A inovação chega também no formato da visitação médica a distância, que vem tornando viável o trabalho do representante farmacêutico mesmo em um cenário de isolamento social. Mas será que os médicos estão aceitando a visita digital? Como eles têm reagido neste tipo de interação? 

Para buscar respostas claras, nós, da Tabmedia, lançamos uma pesquisa que contou com a participação de mais de 800 médicos. Os resultados revelam como tem sido a experiência da classe médica desde que a pandemia começou. E mais: indicam ainda como os profissionais recebem a visita remota.

Quer saber mais? Continue lendo o artigo! 

Como os médicos estão atravessando esse momento?

Assim como nós, os médicos também estão se adaptando a uma nova realidade. Como alternativa possível em um período de isolamento social, a telemedicina é um dos canais de atendimento.

Ainda assim, de acordo com a pesquisa da TAB, a maioria dos médicos – 55% – permanecem atendendo presencialmente. Enquanto isso, outros 26% estão trabalhando com os dois formatos: atendimento presencial no consultório e telemedicina também. 

O estudo aponta ainda que 10% dos médicos não estão trabalhando neste momento e 7% usam, exclusivamente, a telemedicina para fazer os atendimentos. 

Contudo, a telemedicina não é a única novidade com a qual os médicos precisam lidar. Vale destacar outros dois aspectos que merecem atenção:

  1. Os médicos estão na linha de frente no combate à COVID-19. Eles vivem um momento delicado, que exige dedicação e cuidados redobrados, e gera tensão.
  2. Os congressos, que fornecem conhecimento científico e espaço para compartilhamento de experiências, não estão sendo realizados. Muitos foram adiados, cancelados ou realizados digitalmente. De todo modo, os médicos estão carentes de informação nova, com acesso limitado a estudos recentes. 

Neste contexto, o desafio do representante farmacêutico é estar próximo ao médico, auxiliando-o, para que ele consiga superar essa fase complexa.

É fundamental ser um parceiro, um consultor importante para o médico, explorando os gatilhos certos e chamando-o para a visitação. A pesquisa mostra que os representantes que entenderam seu papel estão obtendo ótimos resultados.

Dados revelam a performance e a aceitação da visita digital

Os dados da pesquisa confirmam o que já sabemos: a visita remota se consolida como uma ferramenta que veio para ajudar. O médico quer esse contato. O momento exige essa interação. 

Logo, o Nomad, ferramenta de visitação médica a distância, é uma evolução que está viabilizando o trabalho do propagandista agora, durante o isolamento social. Já pensou como seria sem ela? Muito mais difícil, talvez até impossível, dar continuidade aos trabalhos. 

Usando a plataforma Nomad e fazendo a visita remota, o representante farmacêutico atua como um vetor de atualização do médico em um cenário onde os congressos estão sendo cancelados, adiados ou realizados on-line

Desde o início da pandemia, já foram realizadas mais de 70 mil visitas digitais usando o Nomad Sales. E sabe o que é melhor? Os médicos aprovam a experiência! 

Tanto é verdade que 62% dos médicos habilitam a câmera para ter uma transmissão completa, uma conversa face to face com o representante. E 92% deles recebem a visita digital via smartphone. Basta ter o celular na mão e interagir com o propagandista: simples assim!  

Dentre as visitas realizadas, 49% delas utilizam o recurso de compartilhamento de conteúdo científico durante a transmissão. O percentual indica que o representante farmacêutico está entregando conteúdo de valor para o médico.

Mas e o tempo de duração da visita digital?

A pesquisa aponta que o médico tem mais tempo, para receber o representante de maneira remota. As visitas digitais têm, em média, 8 minutos de duração, enquanto as presenciais costumavam durar 4 minutos. O tempo de interação dobrou e o impacto promocional tende a ser mais positivo e eficaz. 

Os dados apontam que a visita remota pode ser, inclusive, mais produtiva para o médico e o representante. Afinal, neste modelo, nem sempre o médico tem uma sala de espera cheia. Muitas vezes, nem no consultório ele está. Com mais tempo, ele consegue direcionar atenção exclusiva para a conversa com o representante farmacêutico.

A visitação a distância não é o modelo com o qual médicos e representantes estavam habituados. Ainda assim, como mostram os dados da pesquisa, a boa notícia é que o novo formato tem dado certo e proporcionado ótimos resultados. É fato: temos um modelo de visita remota está em construção!

Quer saber mais sobre o tema? Entenda a importância da visitação médica a distância hoje e também para a definição do modelo de visitação híbrida. Seguimos juntos e sincronizados, inovando para fazer o melhor pelo propagandista e pelo médico!


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