Blog - Últimas notícias

Qual é a importância do treinamento de profissionais hoje?

,
Qual é a importância do treinamento de profissionais hoje?

Conta-se que um vendedor estava prestes a fechar a venda de um carro importado quando o seu colega de trabalho pediu à pessoa que estava parada perto da máquina de café para servi-lo. Ao contrário do que imaginou, não era um funcionário, mas o comprador (ou melhor, o ex cliente). Verdadeira, essa história mostra como o despreparo de um funcionário pode ser fatal.

No mundo corporativo não basta adquirir equipamentos, programas e materiais promocionais, entre outros investimentos que consomem muita verba e esforço, para obter resultados positivos. É preciso treinar os profissionais.

De acordo com um pesquisa especializada, 2017 superou as expectativas das empresas do setor farmacêutico. Esse crescimento deve-se a vários fatores, incluindo a capacitação para gestão e a correta utilização de ferramentas fornecidas pelas organizações.

Em outras palavras, capacitação de pessoal é imprescindível para todo gestor que deseja uma equipe afiada. Mesmo em épocas de recursos escassos, treinar é sempre a melhor saída.

Conheça agora três motivos que demonstram a importância do treinamento de profissionais – presencial ou à distância – nos dias de hoje.

1. Amplia a competitividade da empresa

Sendo o mercado tão competitivo e o acesso à informação tão veloz, é necessário que as empresas mantenham sua força de trabalho sempre atualizada em relação aos vários aspectos mercadológicos, incluindo novas tecnologias.

Ao capacitar seu time, você agrega valor ao desempenho profissional de cada indivíduo, resultando em maior qualidade dos serviços e produtos oferecidos, bem como no atendimento de seus consumidores.

30O resultado dessa equação é fácil de ser percebido: cliente satisfeito e mais vendas!

2. Valoriza e retém colaboradores

Toda empresa que investe no desenvolvimento de seus funcionários é vista, com razão, como um ótimo local para atuar e se desenvolver profissionalmente, tendo como consequência a retenção de bons funcionários – que poderiam parar na concorrência, caso não se sentissem satisfeitos.

Aliar salário compatível – e os tradicionais benefícios – à produção de conhecimento proporciona uma motivação natural na equipe, além de provocar um maior engajamento.

Valorizar os profissionais gera o sentimento de lealdade, um dos principais motivos pela retenção de talentos, levando à diminuição significativa na rotatividade e nas faltas dos funcionários. Em outras palavras, quando damos a devida importância aos colaboradores, aumentamos a produtividade, a qualidade e, ainda, reduzimos custos.

3. Incentiva a inovação e melhorias de processos

Os colaboradores são as pessoas mais indicadas para oferecer informações extremamente úteis sobre o desenvolvimento de cada etapa do trabalho, afinal são eles que as executam e conhecem cada detalhe. Além disso, muitos deles lidam diretamente com os consumidores, tendo ideias mais claras do que é preciso fazer (mudar) para tornar o processo mais eficaz.

Treinamentos possibilitam conhecimento que, por sua vez, torna o indivíduo (e equipe) mais preparados para analisar a rotina de trabalho e oferecer valiosas sugestões que resultam em resultados positivos e otimização de tempo.

E, não esqueça: quando um funcionário oferece um feedback, dê um retorno. É muito frustrante, para qualquer pessoa, investir tempo na busca por soluções e ser totalmente ignorado. Toda sugestão merece, no mínimo, um comentário educado e incentivador, motivando a busca contínua por melhorias e inovações.

O setor farmacêutico, como os demais, necessita de uma força de vendas treinada e capaz de desenvolver seu trabalho com a mesma qualidade dos produtos que divulga e vende.

A Tabmedia criou soluções para esse segmento mercadológico exatamente para simplificar a forma de realizar o treinamento dos profissionais de sua empresa. Conheça a nossa plataforma!

Conheça melhor a Tabmedia


Deixe um comentário
Copyright © Tabmedia. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por © InCuca