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Vamos falar sobre Closed Loop Marketing: o que você tem feito com os dados que gera?

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Vamos falar sobre Closed Loop Marketing: o que você tem feito com os dados que gera?

Segundo definição do Hubspot, closed-loop marketing é o marketing que depende dos dados e insights do closed-loop reporting, onde as equipes de venda relatam ao departamento de marketing o que aconteceu com os leads que eles receberam, o que ajuda o marketing a compreender quais são as melhores e piores fontes de leads, ajustando assim a sua estratégia.

Com essa integração/interação, você consegue entender melhor os seus canais de marketing, informa melhor seus vendedores sobre seus leads e sobre os interesses dos seus prospects, compreende o seu custo por lead e ainda por cima, possibilita que você escolha melhor os objetivos do seu Marketing.

O CLM é uma ferramenta importantíssima para a tomada de decisões. Mas para implantá-lo de forma que traga realmente resultados, é essencial que a sua força de vendas tenha ao alcance ferramentas para registrar todas as ações e opiniões obtidas diariamente e que toda a equipe de Marketing tenham acesso a essas informações. Inclusive, esse é um ponto que pode estar definido no SLA entre as áreas.

Especificamente no universo da indústria farmacêutica, o conceito Close Loop Marketing se tornou top trend a partir de 2011, com a implementação do tablets como ferramenta para força de vendas. Hoje, em 2018, nos arriscamos a dizer que mais de 95% dos laboratórios farmacêuticos utilizam sistemas de CRM e ajuda visual digital rodando em tablets. Existe um universo de dados e insights sendo gerados pelas forças de vendas todos dias no campo e esses insights estão disponíveis em tempo real para você.  

Agora, você já parou para se perguntar as seguintes questões: o que estou fazendo com esses dados? Estou interpretando os impactos promocionais para produzir novas abordagens, mais relevantes e aderentes para o meu público?

Refletir sobre como trabalhar com esses dados é essencial, pois traz conhecimento aplicável que você pode usar para melhorar o seu negócio, de forma planejada, estratégica e com inteligência do seu mercado.

Insights exclusivos sobre o mercado de CLM

Aproveitando o ensejo, trouxemos alguns insights e dados exclusivos, que só a solução da Tabmedia consegue gerar sobre o mercado. Confira:

  • Vídeos institucionais e de mecanismos de ação com 5 minutos ou mais não vão ser campeões de audiência no campo e definitivamente não vão concorrer ao “Touch de Prata”**;
  • Se você contar todos os slides das ajudas visuais de sua grade promocional e chegar em 18, 23 ou 39 slides, você tem um problema!
  • Quando você engessa o formato de apresentação do seu material, a sua utilização cai. Primeiro porque atrapalha a dinâmica promocional, segundo, porque a força de vendas pode estar utilizando outros meios para apresentar que não entram no radar de captação;
  • Uma sequência promocional dura 4m12s;
  • Um representante utiliza 9 slides durante sua apresentação;  
  • 42% dos slides apresentados ficam exposto entre 10 e 40 segundos;
  • Formatos de apresentação mais flexíveis para o representante impulsionam a utilização dos conteúdos em até de 35%.

Não acreditamos em “donos da verdade”. Adoramos ouvir, trocar, refletir e colocar o chapéu ou a tiara de cliente. Esse artigo e os próximos são bagagem de uma estrada de sete anos onde fizemos mais de mais 75 implementações no Brasil, América Latina e Rússia. Adoramos também seus comentários e críticas para evoluirmos nessa importante e necessária discussão.

Quem é a Tabmedia

Plataforma de Gestão de conteúdo líder na indústria farmacêutica brasileira com aplicações para treinamento de força de vendas e promoção médica, estamos em 8 países com 15 mil usuários de força de vendas em 55 operações.

* Insights retirados do Raio-X Tabmedia, uma análise produzida mensalmente que capta 7 milhões de impactos promocionais realizados por 15 mil representantes de força de venda em 55 operações. Quer receber insights como esse? Descubra como assinar a plataforma!

** Touch de prata, é um prêmio imaginário que imaginamos durante a confecção desse artigo, em tese, ele seria dado para as campanhas que conseguissem captar as maiores audiências no campo.

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