Promoção de vendas: saiba como fazer melhor
Para qualquer empresa, um dos principais desafios é fortalecer sua marca e se manter competitiva no mercado. Porém, nem sempre as organizações têm uma estrutura e times preparados para fazer acontecer e conquistar o cliente. Neste contexto, o desafio é: como impulsionar a promoção de vendas?
Os caminhos possíveis são muitos e o melhor é saber que eles conduzem a empresa à conquista de resultados positivos. Uma estratégia promocional eficaz permite levar produtos novos ao público da marca, aumentar o volume de vendas, movimentar o estoque, melhorar o faturamento, atrair clientes e promover a fidelização.
Até então, só vimos vantagens! Então, é hora de fortalecer a promoção de vendas na sua empresa, ampliando o poder de alcance e crescimento da marca. Quer saber como fazer isso? Vem com a gente e avance na leitura desse artigo!
#1 Promoção de vendas eficaz: o passo a passo ideal
Na prática, é preciso saber conduzir a promoção de vendas com estratégia e inteligência de negócio. Por isso, o planejamento é fundamental. A partir dele, você saberá exatamente o que fazer em cada etapa, garantindo um bom resultado para o seu negócio.
Dessa maneira, você também evita problemas como estoque parado e prejuízo por conta de descontos mal dimensionados.
A seguir, apresentamos o passo a passo que você deve seguir para otimizar a promoção de vendas. Veja só:
- Analise a situação atual da empresa (faturamento, preços, concorrência, conjunturas);
- Determine os alvos, objetivos da campanha;
- Escolha a técnica promocional;
- Defina o período de realização, canais de distribuição e área geográfica da promoção;
- Elaboração da mecânica da promoção;
- Faça a alocação de recursos econômicos, financeiros, humanos e logísticos;
- Desenvolva uma estratégia de comunicação (peças, materiais, meios etc);
- Invista no treinamento da força de vendas;
- Selecione os instrumentos de medição e os parâmetros de avaliação.
#2 Benefício para o cliente: o segredo da promoção de vendas
As técnicas promocionais disponíveis são muitas. Para selecionar uma delas ou fazer uma combinação assertiva, tanto o gestor quanto os profissionais da força de vendas precisam ter em mente que o desafio é entregar um benefício real para o consumidor.
Neste contexto, as alternativas mais usadas são descontos ou prazos especiais, vale-brindes e sorteios. Mas, claro, tudo depende do alvo da promoção.
Se o objetivo for lançar um produto, por exemplo, vale oferecer uma demonstração gratuita por um período ou, então, uma degustação. Já se a meta é aumentar o número de clientes, você pode lançar um desconto para quem indicar um amigo.
Além do benefício, pense na mecânica da promoção, ou seja, no que o cliente precisa fazer para conquistá-lo. É importante que as regras de participação sejam claras e simples, facilitando o engajamento das pessoas.
O ideal é evitar formatos complexos que exijam a interação do cliente com várias áreas da empresa. Quanto mais díficil de participar, menor será a aceitação. A ideia é ser fácil e, se possível, divertido!
#3 Invista na divulgação
Se você deseja uma promoção de vendas de sucesso, o investimento em marketing precisa ser prioridade. Elaborar materiais de divulgação e campanhas completas, que levem um conceito e uma mensagem para o seu público, é o melhor caminho para conquistá-lo.
Para tanto, conte também com a ajuda da sua força de vendas. Incentive os profissionais do time, para que eles se apropriem dos conteúdos e usem como apoio para uma venda consultiva. Algumas soluções tecnológicas podem ajudá-lo.
Com o uso da plataforma da Tabmedia, você tem os melhores recursos ao seu alcance. É possível fornecer aos colaboradores um material desenvolvido especialmente para abordar o público da marca. As apresentações comerciais, por exemplo, ficam acessíveis para os representantes a qualquer hora e em qualquer lugar, inclusive off-line. Muito prático, não é mesmo?
O time da Tab cria os melhores recursos para potencializar a jornada de vendas da sua organização. Tudo para crescermos, juntos e sincronizados!
#4 Promoção de vendas interna também vale
Muito além da promoção de vendas para o cliente, pensar em como vender uma ideia para a força de vendas também é indispensável. Afinal, antes de atingir o consumidor, você precisa motivar os profissionais da área comercial.
Pensando nisso, para aumentar a lucratividade, vale apostar em promoções internas, reconhecendo e premiando os membros da força de vendas que conquistam destaque.
Esse tipo de estratégia é um incentivo que mobiliza o time, aumenta a produtividade, leva ao alcance das metas e, claro, traz excelentes resultados em vendas. Tudo isso sem a aplicação de benefícios como descontos em produtos.
Na prática, esse é uma das melhores iniciativas, porque a empresa conquista um desempenho superior a partir da alta eficiência do time comercial. Para viabilizar essa estratégia, também é possível usar a plataforma da TAB.
Por exemplo, com o módulo de Trilhas de Conhecimento e o Índice de Aproveitamento (IA) em relação ao conteúdo aprendido, é possível saber quais profissionais mais se engajaram e medir a performance deles.
O sistema oferece ainda recursos de gamificação que podem ser usados em uma campanha de promoção de vendas interna também. Ou seja, a plataforma tem as melhores funcionalidades tanto para motivar o time comercial quanto para acompanhar as suas movimentações e conquistas.
Quer fazer uma promoção de vendas mais eficaz e assertiva? Conte com a Tab! Entenda como a plataforma pode ajudar você a orientar a força de vendas e se destacar no seu mercado. Nosso propósito é potencializar a sua jornada de vendas. Vem com a gente! Que tal começar agora?