Marketing de relacionamento: vale a pena investir nessa estratégia?

Por que seu negócio precisa investir no marketing de relacionamento

Você já pensou em conquistar clientes, orientando-os para que eles estabeleçam uma ligação afetiva com a sua marca? Afinal, qual o segredo para que as pessoas se tornem fãs dos seus produtos e serviços e, mais do que isso, advogadas e defensoras da sua marca? Com estratégia, usando o marketing de relacionamento, é possível, sim, ir muito além e fidelizar seu público.

Quando a sua empresa aplica técnicas para interagir, estabelecer conexões e criar vínculos com as pessoas, tenha certeza que, em algum momento, o retorno virá. E sabe o que é melhor? Normalmente não demora muito, e o número de fãs que se tornam clientes só tende a aumentar. Sabemos disso por experiência própria. Nós, do time da Tab, planejamos e executamos uma série de ações para estar sempre perto de você e essa estratégia dá muito certo. Seguimos juntos e sincronizados!

Nós, do time da Tab, planejamos e executamos uma série de ações para estar sempre perto de você e essa estratégia dá muito certo. Seguimos juntos e sincronizados!

Mas, afinal, por que esse tipo de marketing é tão poderoso?

Por duas razões: 1. As pessoas se sentem apoiadas pela marca. 2. Elas podem não lembrar daquele anúncio que divulgava o serviço ou produto, mas certamente terão sido impactadas por aquele e-mail marketing que trouxe o conteúdo que elas mais precisavam na hora certa.

Neste caso, o marketing não foca somente na conversão e na venda, mas, sim, em encantar e fidelizar com técnicas diferentes. O objetivo maior é se fazer presente na vida do cliente, para ajudá-lo sempre.

Quer saber como essa estratégia funciona na prática e aprender como aplicá-la? Então, vem com a gente descobrir o poder do marketing de relacionamento!

# Por que fazer marketing de relacionamento?

Se você ainda não investiu neste tipo de estratégia, precisa abrir a mente e entender o poder desta modalidade de marketing. Ela pode ampliar muito o potencial de alcance da sua marca, levando à empresa a um ritmo constante de crescimento.

Confira, a seguir, boas razões para investir no marketing de relacionamento.

  1. Clientes mais próximos à marca compram mais: os clientes que mantêm um relacionamento com a empresa são 52% mais valiosos do que àqueles “altamente satisfeitos” com o produto. Portanto, ter consumidores com uma conexão pessoal com a marca é muito mais relevante e estratégico. Investir no marketing de relacionamento é incentivar a construção de vínculos entre a marca e as pessoas, garantindo vantagem competitiva à empresa.
  2. Mais chances de gerar novos negócios:  com esse tipo de marketing, a empresa conquista “fãs”, consumidores que certamente irão indicar a marca para a sua rede de contatos. Na era digital, especialmente, cada recomendação é valiosa, porque pode ser vista por milhares de pessoas. Cada indicação aumenta muito as chances da empresa fechar novos negócios.
  3. Reter clientes é mais inteligente (e barato) do que conquistar novos: e o marketing de relacionamento é uma das melhores estratégias para fidelizar. De acordo com o livro Media Metrics, atrair novos clientes para uma marca chega a ser 14 vezes mais caro do que trabalhar para manter os fiéis. Portanto, o investimento neste tipo de marketing, que foca na retenção, é inteligente e certeiro.
  4. Possibilidade de alavancar as vendas e a lucratividade: com o uso dessa estratégia, certamente a sua marca ficará na mentalidade das pessoas, aumentando o número de vendas e, claro, a lucratividade também. O crescimento tende a ser exponencial quando as pessoas estabelecem relação com uma marca que tem valor especial para elas.

# Práticas importantes para o sucesso do marketing de relacionamento

Agora que você já conheceu boas razões para investir neste tipo de estratégia, a questão é: por onde começar? Quais as técnicas que podem ser usadas neste tipo de marketing?

Para ajudar, apresentamos algumas possibilidades, a seguir. Você pode escolher uma ou várias ações para executar.

  1. Definição de persona: saiba com quem você está conversando. A persona é um personagem que conta com as características dos seus clientes, representando o seu público. Daí a importância de conhecê-la para construir sua estratégia;
  2. Banco de dados: conhecendo a persona, é possível coletar dados e criar uma base sólida para garantir ações e campanhas direcionadas e assertivas;
  3. E-mail marketing: essa é uma das ferramentas que podem ajudar a criar vínculo com os clientes. É possível usá-lo para abordagens personalizadas, como felicitações em datas importantes, oferta de conteúdos relevantes e promoções sob-medida para a necessidade de cada um.
  4. Programas de fidelidade: são excelentes ferramentas para oferecer um benefício ao cliente e mantê-lo conectado à marca. Por exemplo, é possível vender ao cliente a ideia de que além de fazer 10 compras de um mesmo produto, atendendo à demanda dele em diferentes momentos, ele ganha o 11° como bônus. Muitas marcas não perdem a fidelidade do cliente justamente pela motivação do prêmio.
  5. Redes Sociais: ter um perfil e manter a marca ativa nas redes sociais já deixou de ser opção: é obrigação de qualquer empresa que queira crescer e se manter competitiva. Para ser encontrada pelos clientes, ser vista sempre e ser lembrada na hora certa, a marca precisa ter presença nas redes sociais, mantendo interações constantes com seus fãs e seguidores. Lembre-se de um ponto: todo conteúdo precisa ser muito bem elaborado, porque qualquer erro pode gerar consequências graves para a saúde da marca e da empresa.

Vale lembrar que o fio condutor do marketing de relacionamento sempre será a sua marca e o seu portfólio. Portanto, invista sempre nela. Assim, você garante que ela será bem vista e querida, as ações serão assertivas e os resultados excelentes.

#O papel do representante comercial no marketing de relacionamento

Muito além das técnicas e ferramentas já citadas, o papel do representante comercial é indispensável para o marketing de relacionamento. Ele será a figura responsável por se aproximar das pessoas em uma relação humanizada, despertando a conexão do cliente com a marca.

Bom, se o profissional de vendas contar com a ajuda da tecnologia para simplificar e otimizar tarefas, melhor ainda. Assim, ele pode canalizar sua energia para as interações com o cliente.

A boa notícia é que com uma plataforma como a Tabmedia, tudo pode ser mais simples. Usando a solução em campo, o representante comercial pode otimizar seu trabalho. É possível, por exemplo, ter um modelo de apresentação comercial para cada linha de produtos e, além disso, ajustá-lo para o perfil e a necessidade de cada prospect.

Se no momento da visita, o representante comercial identifica uma demanda específica, ele pode enviar um conteúdo para o cliente como um artigo, por exemplo, dentro da própria plataforma.

E o mais incrível é que todos esses recursos ficam disponíveis off-line, independente de onde o profissional de vendas estiver. Muito prático e assertivo, não é mesmo? A Tabmedia tem as melhores funcionalidades para o representante comercial arrasar no marketing de relacionamento, contribuindo para o crescimento da marca.



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