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Learning Management System na prática

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Learning management system na prática (LMS)

O Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, se tornou uma ferramenta incrivelmente poderosa para organizações que buscam melhorar o desempenho e a retenção de sua força de trabalho. Mas você entende realmente o que é o LMS e como ele pode ajudar a sua organização? É hora de descobrir!

Qual é a função principal de um LMS?

O LMS é um sistema de gerenciamento que permite controlar e acompanhar o andamento da aprendizagem dos seus profissionais. Semelhante ao modo como as equipes de vendas dependem do software de CRM, o LMS é a principal tecnologia de uma organização utilizada pelo departamento de Treinamento e Desenvolvimento.

Pense no Learning Management System como um vasto repositório onde você pode armazenar conteúdo e rastrear informações. Qualquer pessoa autorizada com um login e senha pode acessar esses recursos de treinamento online quando e onde quiser.

Tradicionalmente, os sistemas de gerenciamento de aprendizado têm sido usados ​​como principal meio de fornecer aprendizado formal. Por exemplo, um LMS facilita a atribuição automática de cursos de onboarding para novos funcionários, rastreia o seu progresso e avalia o nível de retenção de conhecimento desses profissionais.

Um LMS tem como base o tripé:

  • Aprendizagem: Você pode criar cursos online, trilhas de conhecimento e materiais de treinamento para sua equipe;
  • Gestão: Um LMS ajuda a organizar e gerenciar seus cursos e sua eficácia, além de acompanhar seus participantes e seus resultados;
  • Sistema: O sistema também permite que você consiga interagir com os seus colaboradores e extrair informações sobre a assertividade dos seus conteúdos.

Os sistemas de gerenciamento de aprendizado são usados ​​para implantar uma variedade de estratégias de aprendizado em diferentes formatos, incluindo aprendizado formal, experimental e social para gerenciar funções como treinamento de conformidade, gerenciamento de certificação e capacitação de vendas. Ou seja, ao escolher um LMS, é importante que você entenda os seus objetivos organizacionais e necessidade dos seus treinamentos.

Benefícios de um LMS

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) fez uma pesquisa com organizações de todo o Brasil e mostrou que 23% das empresas citam como benefício da utilização de um LMS o aumento da interação entre treinadores e alunos (23%), o desenvolvimento de habilidades sociais (17%) e motivação e interesse do aluno (22%).

Separamos mais alguns benefícios:

Aprendizado Centralizado

Ao invés de possuir conteúdos de treinamento físicos, que ocupam espaço e não são fáceis de serem atualizados, com um LMS, todos os materiais estão disponíveis em um só lugar e podem ser modificados e entregues instantaneamente.

Redução de custos com treinamento

Com um LMS, os seus processos de treinamento não apenas se tornam mais integrados e ágeis, mas também tornam-se mais em conta. Basta fazer as contas: quanto custa deslocar profissionais para treinamentos in loco, principalmente se você tem operação distribuída em todo o Brasil, a conciliação das agendas dos colaboradores, a definição de quem ministrará a capacitação e a elaboração de toda a logística que envolve o deslocamento e hospedagem dos participantes. (Linkar blog post: É possível economizar recursos em treinamento, sem prejudicar a aprendizagem?)

Treinamento de alta qualidade

Um fator importante que eleva a qualidade do seu treinamento é ter dados concretos e realistas sobre a performance dos cursos. Isso melhora a tomada de decisão e também a visão dos departamentos de RH sobre o desenvolvimento dos funcionários.

Por exemplo, a Plataforma Tabmedia capta todas as ações do aluno: horários de acesso, tempo de permanência, conteúdos acessados etc. Depois, esses dados são devolvidos em relatórios personalizáveis, com muitas opções de filtros e direcionados para que você entenda ainda mais o seu ambiente.

A plataforma ainda conta com um módulo de Análises e Insights. Confira como o Raio-X Tabmedia pode ajudá-lo a direcionar ações e impulsionar resultados.

 

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