Do começo ao fim: como implementar uma plataforma LMS
Construir uma estratégia para manter o seu time bem preparado e capacitado, usando ferramentas de educação corporativa, pode ser decisivo para o sucesso da sua organização. Em um cenário marcado por muitas mudanças e um fluxo de informações imenso e contínuo, os profissionais precisam de conhecimento para avançar e crescer. Com isso, claro, a empresa também se destaca.
De acordo com dado divulgado pela Association for Talent Development (ATD), as corporações que adotam programas de treinamentos personalizados para suas equipes registram uma melhora de até 218% na produtividade e nos resultados de seus funcionários. O acesso ao conhecimento é, de fato, transformador!
Se você está planejando proporcionar formação continuada para seu time, uma das melhores alternativas é implementar uma plataforma LMS (Learning Management System). Ela é a ferramenta de educação a distância, que torna a aprendizagem mais leve, dinâmica e flexível.
Quer conhecer essa solução e aprender, passo a passo, como aplicar na sua empresa? Avance na leitura do artigo!
Boas razões para implementar uma plataforma LMS
Se você chegou até aqui, é porque, possivelmente, já está convencido de que o investimento em uma estratégia de mobile learning pode impulsionar (e muito!) o desenvolvimento do seu time de vendas. Nós, da Tabmedia, não só acreditamos no potencial da educação corporativa. Mais do que isso, vemos, na prática, os resultados excelentes obtidos pelos nossos clientes.
De todo modo, não custa destacar as principais vantagens que a sua organização poderá garantir ao optar pela implementação de uma plataforma LMS. Veja, a seguir, 5 boas razões que podem motivá-lo:
- Aumento do alcance da plataforma de treinamento: a Tabmedia fica acessível a qualquer hora e de qualquer lugar on e off-line também. Perfeito, não é mesmo?
- Amplo uso de recursos interativos que incentivam a trilha de aprendizagem;
- Gestão de desempenho dos profissionais e cruzamento com os dados de aproveitamento do conteúdo;
- Redução de custos com infraestrutura física e logística para treinamentos;
- Aumento da satisfação dos profissionais e, com isso, do índice de retenção de talentos.
Passo a passo: como implementar uma plataforma LMS
Agora que você já conhece alguns dos benefícios de adotar a modalidade de ensino a distância e o mobile learning, é hora de ir além. Para ajudá-lo, elencamos as principais etapas a serem seguidas para implementar uma plataforma LMS. Vem com a gente!
#1 Análise de competências
Esse deve ser o ponto de partida do seu time de treinamento e desenvolvimento! Afinal, é preciso conhecer as competências exigidas para cada cargo e, na sequência, identificar quais conhecimentos, habilidades e atitudes os colaboradores ainda precisam desenvolver.
Portanto, os esforços devem ser voltados para mapear as lacunas, os GAPs de competências. A partir daí, você tem subsídios para seguir para a o próximo passo.
#2 Levantamento de Necessidades de Treinamento
Também conhecido como LNT, esse é um processo indispensável para garantir uma implementação altamente assertiva e eficaz. É neste momento que o time de treinamento e desenvolvimento entra em cena, com a responsabilidade mapear os cursos decisivos para a formação dos profissionais da empresa.
Nesta fase, já vale planejar, inclusive, a estrutura de cursos estreantes para a plataforma. O ideal é que eles não sejam nem complexos, nem simples demais, mas, sim, que atendam às demandas dos profissionais.
#3 Pesquisa de soluções
Esse passo requer tempo, foco e atenção aos detalhes. Isso porque se você falhar na escolha da plataforma LMS pode vir a comprometer o sucesso da estratégia de educação corporativa.
Nesta fase, é fundamental ter clareza sobre a demanda do seu time e a estrutura de mobile learning que você deseja manter para organizar os treinamentos e cursos.
É fundamental observar alguns critérios:
- A interface da solução é intuitiva? Para implementar uma plataforma LMS com sucesso, você precisa de um software amigável, simples e fácil de usar, que convide o usuário para acessá-lo.
- Conheça os recursos que podem ser incluídos nos conteúdos. Confirme se é possível trabalhar conteúdos audiovisuais na plataforma. Além disso, busque conhecer todos os recursos didáticos que a solução disponibiliza.
- Verifique se a plataforma oferece possibilidades de customização. A Tabmedia oferece recurso e ele pode ser usado pelo cliente já na fase de implementação. Voltamos todos nossos esforços para a solução fique com a cara da sua empresa.
- Confirme se a plataforma permite o acompanhamento do desempenho do time. Afinal, você precisa conhecer os impactos da educação corporativa e mensurar os resultados conquistados pelos profissionais com o uso da solução. Implementar uma plataforma LMS requer avaliação e gestão contínua. A Tabmedia facilita esse processo por meio do módulo de Avaliação de Performance. Nele, o gestor acompanha os avanços de cada profissional ao longo da jornada de aprendizado e estabelece metas individuais para cada profissional.
Com a Tabmedia você tem a certeza de que a nossa solução atende a todos esses critérios. Mais do que isso: apresentamos uma série de funcionalidades extras e únicas: pensadas exclusivamente para os clientes Tab!
#4 Lançamento da plataforma
Para o sucesso de uma plataforma LMS, dois aspectos são indispensáveis: a motivação e o engajamento contínuo do time. Sem isso, nem mesmo a melhor solução será capaz de manter os profissionais comprometidos com o desafio de aprendizagem contínua.
Por isso, é fundamental preparar a equipe para esse novo momento. É preciso pensar com cuidado e estratégia no lançamento da plataforma LMS internamente. Uma boa campanha de endomarketing pode despertar a curiosidade e motivar as pessoas a conhecerem a solução.
#4 User onboarding e suporte
Além disso, vale se apropriar do conceito de user onboarding e pensar em maneiras de aplicá-lo internamente. Para implementar uma plataforma LMS com sucesso, os profissionais precisam ser orientados continuamente até o momento que se sintam prontos para explorar os recursos da solução com autonomia.
É exatamente essa a proposta do user onboarding:
o conceito pode ser definido como um processo facilitador, que visa simplificar a interação dos profissionais com a plataforma de aprendizagem, eliminando possíveis dificuldades e fornecendo todas as orientações necessárias para o uso de todas as funcionalidades da ferramenta.
#5 Gerenciamento contínuo da plataforma
Por fim, depois de implementar uma plataforma LMS, você precisa manter um time dedicado ao gerenciamento da solução e das estratégias de educação corporativa. Os profissionais de T&D, frequentemente, são os responsáveis por orientar os colaboradores, desenvolver novos cursos e treinamentos e fazer a gestão dos dados extraídos da plataforma.
Além disso, periodicamente, é importante avaliar a eficácia dos treinamentos ofertados e, se preciso, repensar e adaptar a estratégia que vem sendo executada.
Agora que você já sabe como implementar uma plataforma LMS, é hora de escolher a solução perfeita para o mobile learning da sua organização. A Tabmedia é a parceira ideal para ajudá-lo nesta jornada, porque permite uma gestão 360° da estratégia de treinamento. Com a Tab, implementar uma plataforma LMS pode ser mais simples do que parece! Entre em contato com um de nossos consultores e descubra como. Esperamos você no melhor ambiente corporativo de aprendizagem 😉