Mobile learning amplia possibilidades na educação corporativa

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Nunca antes na história tivemos tantas possibilidades de ir e vir como hoje. Você pode tirar o carro da garagem e encarar o trânsito pesado ou, então, usar a bike compartilhada do condomínio. Outra possibilidade é chamar um Uber ou pegar um patinete e fazer sua própria rota. Tem um vizinho que trabalha na mesma região que você? Combinar uma carona com ele é uma ótima pedida. E, claro, tem ainda o transporte coletivo como opção. Tantas possibilidades traduzem uma das maiores tendências desse novo tempo: a mobilidade. A boa notícia é que ela já não se aplica somente à liberdade de escolher como se deslocar. 

A mobilidade também está em nossas mãos, sendo representada pelos dispositivos móveis como smarthpones e tablets. Eles são ferramentas que podem gerar novos negócios, serviços e produtos e ainda proporcionar o desenvolvimento profissional.

É neste contexto que surge a aprendizagem mobile learning, também conhecida como m-learning. A metodologia permite o acesso à educação e ao conhecimento por meio de tecnologias móveis, alcançando várias pessoas, em diferentes cenários e contextos, simultaneamente ou não. 

Na educação corporativa, por exemplo, a tecnologia móvel e o mobile learning permitem que o dispositivo de cada profissional se transforme em uma sala de aula flexível para o aluno, acessível de qualquer lugar e a qualquer hora. 

Quer conhecer esse conceito e saber como aplicar na sua empresa? Avance na leitura do artigo! 

#1 Conceito: afinal, o que é mobile learning?

Basicamente, o mobile learning (m-learning) é um método de ensino que proporciona aprendizagem em um ambiente digital e flexível para alunos e professores. Neste modelo, o acesso à plataforma de ensino a distância é feito, basicamente, por meio dos dispositivos móveis. 

Dentro da estratégia de educação corporativa, o mobile learning é um modelo que vem se confirmando como prática nas organizações. Afinal, ele permite que os dispositivos móveis sejam usados como canais de aprendizado. 

Para que a estratégia de mobile learning seja ainda mais eficaz, o ideal é associá-la a outras tendências de ensino corporativo. Veja, a seguir, três delas: 

Gamificação

A gamificação usa elementos de jogos para o desenvolvimento de estratégias, que visam o engajamento do aluno na trilha de aprendizagem. Rankings de tarefas e desafios em etapas são alguns dos recursos usados para aumentar a motivação e a interação dos profissionais. Esse tipo de ferramenta garante resultados mais positivos também no mobile learning

Microlearning

Também conhecido como um método baseado em pílulas de conteúdo, o microlearning é uma estratégia que fragmenta o conteúdo de um treinamento ou de uma capacitação em pequenas partes. 

Dessa maneira, os profissionais têm mais facilidade em se dedicar ao aprendizado em curtos períodos de tempo, como em trajeto de deslocamento, por exemplo. A técnica é amplamente usada nas estratégias de mobile learning, já que facilita o momento de estudo dos profissionais em qualquer lugar e a qualquer hora, on e off-line.

Social learning

As redes sociais retém a atenção das pessoas ao longo de muitas horas por dia. No Brasil, 149 milhões de usuários, cerca de 70% da população nacional, estão nas redes. Em média, eles ficam 4h21min conectados nas plataformas. Os números do relatório da Hootsuite e do We Are Social confirmam a popularidade das mídias sociais. 

Sabendo da preferência das pessoas por esse tipo de rede, a proposta do social learning é estimular a aprendizagem por meio de uma rede social corporativa. 

Para esse tipo de projeto, é fundamental que a empresa desenvolva uma rede versão em aplicativo ou que seja responsiva. Afinal, somente assim os profissionais podem usar os recursos por meio de dispositivos móveis, sem qualquer limitação ou dificuldade.

#2 Mobile learning para a educação corporativa: 5 benefícios do uso

Muito além de proporcionar o desenvolvimento contínuo do time, a partir do uso dos dispositivos móveis para a aprendizagem, o mobile learning fortalece a estratégia de educação corporativa, trazendo uma série de outras vantagens:

  1. Mais flexibilidade para a prática do estudo, já que o profissional pode acessar os conteúdos quando quiser, inclusive off-line;
  2. Incentivo ao desenvolvimento individual do colaborador. Afinal, ele pode construir sua trilha de aprendizagem, respeitando seu tempo e organizando suas demandas e prioridades; 
  3. Construção e fomento à cultura do aprendizado e da formação contínua;
  4. Possibilidade de associar o mobile learning a outras metodologias, bem como incorporá-lo para a oferta de diferentes treinamentos e capacitações;
  5. Registro de alta no nível de engajamento e da taxa de retenção de profissionais. 

#3 Como a empresa pode investir em mobile learning?

A partir do momento que a organização decide estruturar uma política de educação corporativa e explorar as possibilidades do ensino a distância, uma das metodologias com maior aderência e resultados efetivos é o mobile learning

De acordo com dados do relatório da Towards Maturity, 50% dos usuários de smartphone baixam um ou mais aplicativos para estudar. 

O levantamento aponta ainda que 43% dos alunos sentem seu aprendizado mais produtivo quando comparam mobile learning com plataformas web. Ou seja, ter o acesso ao ensino na palma da mão é altamente eficaz! 

Sabendo disso, o desafio das organizações é implantar uma estratégia de m-learning assertiva, com conteúdos de valor para o desenvolvimento do time. Começar essa jornada de implementação de uma plataforma de mobile learning é uma tarefa que demanda pesquisa, planejamento e o domínio de recursos tecnológicos.

Parece complexo demais? Dá pra descomplicar! Basta você buscar um parceiro especialista no assunto, que seja capaz de oferecer soluções digitais pensadas para mobile learning. A Tabmedia pode ajudá-lo neste desafio e ir muito além!

Isso porque não oferecemos somente uma solução focada somente nas demandas de m-learning, disponível on e off-line para o time. Mais do que isso, temos uma plataforma completa, que permite a gestão de toda a jornada de vendas da sua empresa. Da interação com o cliente, passando pelo consumo de conteúdo de treinamento até o fechamento de novos negócios e a geração de dados e relatórios: tudo é registrado na plataforma da TAB.   

Desse modo, você tem tempo e energia de sobra para se dedicar a outras demandas e estratégias ainda mais relevantes. 

Quer conhecer melhor a estrutura da educação corporativa e aprender sobre o uso do mobile learning? Continue acompanhando o blog! O melhor conteúdo sobre o tema você encontra aqui. Seguimos juntos e sincronizados 😉


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