Você sabe definir metas para a força de vendas?

Você sabe definir metas para a força de vendas

Um dos pilares da estratégia comercial de uma empresa é a definição metas para a força de vendas. Elas são indispensáveis para orientar a atuação do time, o crescimento e a expansão do seu negócio.  

Além disso, sem ter os objetivos claramente definidos, o time comercial não saberá nem mesmo por onde começar. Portanto, as metas precisam ser elaboradas com total atenção, observando fatores internos e externos. 

Afinal, em termos operacionais, elas impactam na motivação e no desempenho da força de vendas. Já em termos estratégicos, permitem o planejamento de médio e longo prazo, indicando o potencial e as possibilidades de expansão da sua empresa. 

Mas, afinal, como definir metas coerentes e ambiciosas, ao mesmo tempo, para motivar a força de vendas? De que maneira é possível acompanhar o desempenho dos representantes comerciais e levar a organização a outro patamar? 

São questões como essas que respondemos neste artigo!

Avance na leitura e entenda a importância de elaborar metas realistas e audaciosas, para crescer!

#1  Descubra o que você quer 

Para começar, é importante lembrar que as metas orientam não só a atuação do time comercial. Isso porque são elas que pavimentam o caminho rumo ao crescimento da empresa. 

Quando você estipula que precisa de um aumento de 30% em vendas, é porque você sabe que esse percentual pode proporcionar a expansão do negócio, com o lançamento de uma nova linha de produtos, por exemplo. 

Ou seja, é importante você ter em mente que para definir metas para a força de vendas você precisa saber onde quer chegar.

Portanto, foque esforços na construção da missão, visão e do propósito do negócio. Eles irão nortear a elaboração das metas. 

Elementos indispensáveis para a alta performance
Ao começar, saiba que duas ações são fundamentais para incentivar a alta performance do time. 
Elaborar metas elevadasInvestir na motivação do time
Juntas, essas práticas podem levar os times comerciais ao sucesso ou ao fracasso. Por isso, vale a pena se dedicar a cada uma delas!

#2 Seja ambicioso na definição de metas para a força de vendas

Agora que você tem noção da importância de elaborar metas elevadas, saiba que esse é o próximo passo. Você precisa ser coerente e ousado ao mesmo tempo. 

Isso porque ao definir metas que não são elevadas, você corre o risco de limitar o seu sucesso, criando bloqueios mentais que podem impedir os profissionais de vendas de irem além. Logo, os resultados tendem a ser inferiores ao desejado, dificultando o crescimento da empresa. 

Portanto, revise os objetivos da organização e verifique se você pode definir metas para a força de vendas cada vez mais elevadas. Objetivos audaciosos irão motivar e movimentar ainda mais o time. 

Outra prática valiosa é incentivar os representantes comerciais a terem suas próprias metas. Desse modo, eles tendem a se desafiar e buscar novas alternativas para se destacar e conquistar novos clientes. 

Quanto mais ambiciosas e inatingíveis parecerem as metas, maior será o esforço do time para alcançá-las.

Dica:Defina metas para a força de vendas que sejam impactantes e façam os olhos brilhar! Por exemplo, conseguir meio milhão de reais em vendas é muito mais representativo do que conseguir 450 mil de reais, não é mesmo? 
Então, seja criativo e use recursos como a grandeza como ferramenta de motivação.

#3 Avalie a estrutura da empresa e o potencial da força de vendas 

Se é verdade que definir metas ousadas para a força de vendas é fundamental, por outro lado, ser realista e coerente também é indispensável. Afinal, se as metas forem altas demais, ou a empresa não fornecer estrutura para o time alcançá-las, o resultado será reverso. Ou seja, você terá problemas como a falta de motivação e o descontentamento dos representantes comerciais.

Por isso, para encontrar o equilíbrio ideal, a melhor alternativa é pensar uma margem de erro ideal. Desse modo, ainda que os profissionais não consigam atingir 100% da meta, eles ficarão felizes com o resultado. 

Além da margem de erro, você pode criar uma meta secundária, ou seja, um plano B, que também prevê uma recompensa para o representante comercial. Assim, ele conquista um resultado, mesmo que menos expressivo. 

#4 Invista na motivação do time

Se você está decidido a definir ambiciosas metas para a força de vendas, saiba que a motivação é outro elemento indispensável para uma estratégia comercial de sucesso. 

Além de ter estrutura para buscar alcançar as metas definidas, você e seu time precisam de motivação para trabalhar acreditando nelas e se propondo a realizá-las, diariamente. 

Na prática, tanto o gestor como os representantes comerciais precisam querer, de verdade, alcançar o resultado final e trabalhar continuamente para isso. A definição de um ou mais prêmios pode ser uma boa estratégia, para que todos mantenham o foco.

Plano de ação permite a definição de metas e o acompanhamento da força de vendas
A tecnologia pode ajudar muito na definição de metas e no acompanhamento da performance do time. A plataforma Tabmedia é perfeita para a gestão inteligente da força de vendas.
Isso porque ela permite o aprendizado contínuo do time, o fortalecimento do impacto promocional, e, ainda, a análise de desempenho dos profissionais. 
Com o Módulo de Avaliação de Performance da Tabmedia, o gestor pode construir um plano de ação para cada profissional, baseando-se nas necessidades identificadas no feedback.
A partir daí, o desafio está lançado, individualmente, para os representantes comerciais. À medida que os profissionais avançam e melhoram o desempenho, o gestor recebe uma análise desse movimento de evolução,  gerada automaticamente pela plataforma.
É possível configurar diferentes perspectivas de análise de performance:
Do profissional e do seu histórico de avaliações anteriores; Da evolução do time; Da comparação do seu time com o de outros gestores;Da média alcançada pelos profissionais da empresa. 
A Tabmedia ajuda você a tornar a gestão de pessoas mais estratégica e assertiva!

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