Blog - Últimas notícias

Treinamento e desenvolvimento: afinal, qual a diferença?

,
Treinamento e desenvolvimento: afinal qual a diferença? - Tabmedia

Qualquer empresa que tenha como meta crescer e expandir seu negócio, sabe que ela precisa priorizar o investimento nas pessoas. Especialmente porque o seu time é um dos seus ativos mais importantes e valiosos para a sua marca. O capital humano de uma organização pode ajudá-la a ir muito longe, mas pode também dificultar e atrasar seu crescimento. Por isso, a estratégia de treinamento e desenvolvimento é tão importante.

Aliás, é considerada indispensável para viabilizar o aprimoramento e aperfeiçoamento contínuo dos colaboradores. Isso porque promove melhorias como o aumento de produtividade e da qualidade do atendimento aos clientes.

Com um time capacitado, bem treinado, seguro e motivado, o desempenho da organização será muito melhor.

Quer priorizar essa demanda, mas ainda tem dúvidas como: qual a diferença entre treinar e desenvolver alguém? Ou ainda: quais ferramentas usar no treinamento e desenvolvimento?

Avance na leitura desse texto e esclareça tudo o que precisar, para executar uma estratégia de sucesso.

#1 Treinamento: estrutura e aplicação prática

O treinamento é uma prática estruturada, com começo, meio e fim preestabelecidos, de curta duração que tem como objetivo preparar os profissionais do time.

A ideia é que ao fim do treinamento o time esteja pronto e seguro para desempenhar melhor uma função ou usar um conhecimento específico nas suas entregas, aperfeiçoando a execução do trabalho.

Desse modo, os resultados obtidos com o treinamento podem ser verificados na prática dos profissionais. Veja um exemplo:

Suponhamos que uma empresa está implantando uma plataforma LMS para os profissionais. A proposta é que os colaboradores passem a fazer a maioria dos cursos on-line. Contudo, é preciso treiná-los antes.

Para garantir o uso correto da plataforma, a área de Gestão de Pessoas, responsável pelo projeto, desenvolve um treinamento de quatro horas para as equipes de todas as áreas da empresa. A ideia é apresentar todos os recursos e funcionalidades do sistema, para que as pessoas sintam-se seguras na hora de explorar a plataforma.

Neste caso, seria interessante contar com a equipe de apoio da plataforma contratada para ajudar a organizar e ministrar o treinamento. Afinal, ele deve ser dado por quem melhor domina o sistema.

#2 Desenvolvimento: conceito e objetivo

O desenvolvimento compreende o conjunto, formado por treinamentos e outros métodos educacionais, adotado pela organização para fomentar o crescimento intelectual e pessoal do seu time.

Diferente do treinamento, o desenvolvimento é uma estratégia a ser planejada e executada em longo prazo. Como trata-se de uma soma de iniciativas, os resultados não são imediatos. Pelo contrário, devem ser medidos em intervalos de tempo.

Contudo, o desenvolvimento não é feito apenas de treinamento. Existem uma série de outras ferramentas que podem ser aplicadas para incentivar a formação dos profissionais. Veja algumas delas:

  • Coaching: com o aconselhamento de um coach, a técnica norteia o profissional mostrando quais esforços são necessários para que ele alcance suas metas;
  • Peer review: como o nome sugere, a técnica de revisão por pares exige que um par de pessoas, incluindo o autor, faça a revisão  de um material da empresa, indicando possíveis modificações, ajustes e melhorias.
  • Palestras: com a abordagem de temas importantes para o desenvolvimento de colaboradores, o conteúdo das palestras leva conhecimento e motivação aos profissionais, destacando o papel de cada um na organização.
  • Feedback: é um processo de avaliação que consiste em uma conversa informal sobre o desempenho do colaborador. O ideal é que seja aplicado periodicamente, para avaliar todos os membros da equipe e indicar pontos de melhoria.

Para ilustrar, veja, no exemplo, como funciona o desenvolvimento de pessoas em uma organização.

Imagine um profissional recém-contratado em uma grande rede varejista. Até o momento, como participou de um processo seletivo, ele tem um conhecimento raso sobre o perfil, a história e os produtos da empresa. Contudo, é muito pouco. Ele também não conhece o clima organizacional, o culture code, as rotinas e práticas diárias, nem sabe como contribuir para melhorias.

Portanto, a instituição precisa planejar práticas de desenvolvimento voltadas para esse colaborador, a fim de oportunizar sua integração. Ele deve participar de treinamentos, dinâmicas e outras atividades educacionais que sejam facilitadoras da sua adaptação ao novo ambiente de trabalho.

O processo de desenvolvimento permitirá ao profissional:

  • Conhecer as linhas de produtos, bem como aprender as características de cada um;
  • Adquirir conhecimentos necessários para a sua função;
  • Desenvolver novas habilidades e competências;
  • Melhorar aspectos comportamentais;
  • Construir um olhar crítico em relação aos processos;
  • Sugerir mudanças e contribuir para a tomada de decisões da empresa.

#3 Treinamento e desenvolvimento: práticas complementares

Apesar das diferenças entre os conceitos de treinamento e desenvolvimento, é importante destacar que não é possível dissociar as estratégias. Na verdade, elas são complementares.

O desenvolvimento, especialmente, precisa das diferentes ferramentas de treinamento para que ele se torne possível. Sem elas, o projeto de desenvolvimento de pessoas torna-se inviável.

Além disso, esses dois conceitos, sempre que bem executados, oferecem sustentação para o desenvolvimento da organização, tal como mostra a figura abaixo.

diferença entre treinamento e desenvolvimento

#4 Desenvolvimento organizacional

O desenvolvimento organizacional pode ser definido como o conjunto de estratégias, que requer capital estrutural (estrutura física) e o capital humano (time de colaboradores), para fortalecer a empresa para o futuro.

Dentre outras possibilidades, ele permite prever problemas, promover a inovação, adequar os produtos ao mercado e fomentar um ambiente organizacional cada vez mais colaborativo.

Nesse contexto, treinar e desenvolver pessoas é indispensável para empresas que tenham o desenvolvimento organizacional como estratégico para o seu crescimento. Sendo assim, o ideal é que esses conceitos sejam trabalhados juntos para que a evolução da empresa seja possível.

Agora que você já entendeu a diferença entre treinamento e desenvolvimento, bem como a razão pela qual esse processo é tão importante, é hora de saber mais sobre as ferramentas que podem ajudá-lo. Confira nosso artigo Plataforma de Treinamento: conheça os melhores recursos e saiba como escolher a ferramenta ideal. Boa leitura!

Conheça melhor a Tabmedia


Deixe um comentário
Copyright © Tabmedia. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por © InCuca