3 dicas para resolver problemas com a força de vendas

3 dicas para resolver problemas com a força de vendas

No contexto organizacional, é comum que algumas situações indesejadas aconteçam. Por mais que o gestor e sua equipe sejam dedicados, muitas vezes, os problemas são inevitáveis. Seja por fatores internos, seja por influências externas, o fato é que de algum modo eles surgem. Ao líder, cabe o desafio de aprender como resolvê-los, mantendo os profissionais da força de vendas engajados e motivados.

Na prática, na maioria das vezes, a equipe costuma dar sinais de que as coisas não vão bem. Apatia, queda constante nos resultados, brigas e disputas internas e tensão e pressão exageradas são alguns dos sintomas mais comuns que indicam problemas num time comercial.

Muito possivelmente, em algum momento você já enfrentou dificuldades semelhantes com seus representantes, não é mesmo? A dúvida é: como lidar com essas situações e driblar os problemas, mantendo a força de vendas unida e focada?

Afinal, não dá pra deixar que esse acúmulo de questões mal resolvidas comprometa o desempenho do time e a performance da empresa.

Quer saber como solucionar esses problemas? Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo muito. Avance na leitura e descubra como ser assertivo na resolução de conflitos!

#1 Mantenha-se sempre neutro e focado nos fatos

Um dos desafios do líder é tornar-se referência para todos os membros do time. O gestor precisa se manter isento, sem tomar partido de um ou de outro colaborador. Diante de problemas ou situações adversas essa postura é ainda mais indispensável. Isso porque apoiar um funcionário pode piorar muito as coisas. Se optar por esse caminho, você não só potencializa o conflito como também compromete sua credibilidade como gestor.

Por isso, o ideal é se ater aos fatos, mantendo o foco no que aconteceu, sem julgar os envolvidos ou buscar culpados. A essa altura, o objetivo é resolver o problema, certo? Então, seja direto e evite outros desgastes.

Sempre que possível, lembre os profissionais da importância do espírito de equipe: ele é indispensável para conquistar excelentes resultados e manter uma relação próxima com os clientes. O clima organizacional interno da empresa repercute no desempenho no mercado.

#2 Incentive e promova o diálogo com empatia

Já notou como tudo flui muito melhor quando as pessoas se comunicam bem? O bom relacionamento entre os profissionais e as áreas tem um potencial transformador. A boa notícia é que você, gestor, pode ser o entusiasta de uma comunicação clara, pautada pela empatia. Ao incentivar o diálogo, é possível evitar conflitos, desentendimentos e equívocos.

Por isso, cabe a você ser claro em relação a metas, funções, projetos, processos e outros aspectos que podem gerar discussões ou insatisfações. Seja transparente, sincero e leal com os profissionais, sempre.  

Se mesmo assim, os conflitos surgirem, saiba intermediar a resolução e incentive o diálogo racional entre os profissionais envolvidos. A conversa é o melhor caminho para dissipar o que está nebuloso e chegar a um acordo.

Vale destacar um elemento fundamental nas relações interpessoais: a empatia! Ela tem o poder de deixar tudo mais leve e simples. Diante de um problema, por exemplo, quando você sai da posição confortável na qual está para colocar-se no lugar do outro, esse exercício faz pensar nas possíveis causas do atrito, nos sentimentos e nas opiniões do envolvidos. Desse modo, fica mais fácil propor uma solução justa e coerente para todos.

#3 Acompanhe o desenvolvimento, as entregas e a performance do time

Aprender a resolver problemas com a força de vendas faz parte do processo. Contudo, é muito mais inteligente pensar em como se antecipar para evitá-los.

Para tanto, uma das estratégias é buscar o suporte da tecnologia. Com a ferramenta adequada, é possível construir um fluxo de processos claro e ter um canal de interação acessível e transparente para todos os representantes comerciais.

Adotando uma solução tecnológica como a plataforma da Tabmedia, você ganha condições de fazer uma gestão muito mais assertiva da força de vendas. Os diferentes recursos permitem ao gestor:

  • Monitorar o trabalho do time em campo;
  • Acompanhar os resultados de vendas;
  • Acessar e analisar indicadores, inclusive de performance do representante;
  • Agir de imediato diante de qualquer alteração nos processos ou queda nas vendas e visitas/interações com os clientes.

Com tantas possibilidades, a plataforma da TAB é a ferramenta perfeita para auxiliar você na gestão do time. Desse modo, fica bem mais fácil evitar problemas com a força de vendas.


Deixe um comentário