Plataforma de treinamento: conheça os melhores recursos
Em um cenário altamente impactado pela transformação digital, um dos desafios das organizações é engajar a força de vendas para que ela seja capaz de acompanhar esse movimento de mudanças. Diante dessa demanda, a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da empresa busca alternativas para levar mais conhecimento ao time. Uma delas consiste na adesão a uma plataforma de treinamento.
Com o uso desse tipo de solução, é possível oferecer aos membros da força de vendas a oportunidade de desenvolvimento profissional contínuo, bem como a melhor experiência de ensino a distância. Contudo, o sucesso desta estratégia depende, essencialmente, da seleção da plataforma de e-learning, que precisa atender às necessidades da empresa e do seu time.
Portanto, é fundamental pensar sobre isso, antes de buscar a solução tecnológica ideal. Você já pensou em quais funcionalidades são indispensáveis para o aprendizado contínuo da força de vendas? Considerando a rotina dos profissionais, a plataforma precisa ser flexível e intuitiva, não é mesmo? Além desses, quais outros requisitos podem ser considerados na avaliação das plataformas do mercado?
Certamente, o sucesso da implantação da plataforma de treinamento depende dessa fase de mapeamento das necessidades. Para ajudá-lo, elencamos, a seguir, algumas das funcionalidades que você pode buscar e incorporar à plataforma e-learning. Tudo para engajar a força de vendas no processo de aprendizagem contínua. Boa leitura!
#1 Interface amigável e acesso off-line
Para facilitar a aprendizagem, a plataforma de treinamento precisa ser fácil, simples e intuitiva. Não dá para esperar engajamento da força de vendas, sem oferecer uma ferramenta amigável, que torne a experiência do usuário fluída e positiva.
O ideal é investir em um ambiente que tenha recursos visuais e ícones semelhantes àqueles já encontrados em redes sociais e sistemas de informação. Desse modo, o profissional terá mais facilidade para explorar o conteúdo.
Além disso, outra funcionalidade que faz toda a diferença no dia a dia da força de vendas é o acesso mobile à plataforma, inclusive sem necessidade de conexão com a internet. Ou seja, mesmo se o profissional tiver off-line ele consegue acessar o conteúdo, com a certeza de que as ações realizadas no ambiente serão sincronizadas na sequência. Isso garante flexibilidade e melhor aproveitamento.
#2 Armazenamento de conteúdo
Muitas vezes, a área de T&D desenvolve cursos para treinamentos pontuais, que não pertencem a uma trilha de aprendizagem. Comumente, quando a equipe precisa aplicar novamente o treinamento, a primeira dúvida é: onde está armazenado o conteúdo desse curso? Frequentemente, essa pergunta fica sem resposta e a área ainda precisa construir o material do zero.
Ou seja, a falta de organização correta do material leva ao surgimento de uma demanda extra, também conhecida como retrabalho, que poderia perfeitamente ser evitada.
Isso porque com uma plataforma de treinamento adequada você garante que os conteúdos são mantidos a salvo e com total segurança na nuvem. Desse modo, sempre que necessário, é possível resgatar o material e disponibilizá-lo para novos usuários.
Além disso, você garante uma padronização do conteúdo e um alinhamento da mensagem. Afinal, o mesmo conteúdo apresentado para um grupo de profissionais no ano passado será compartilhado com uma nova turma agora.
#3 Conteúdos interativos na plataforma de treinamento
Foi-se o tempo em que um bom texto, apoiado em algumas fotos e ilustrações, era suficiente para despertar e manter o interesse do profissional pelo tema. Hoje, cada vez mais, as pessoas buscam interação, movimento e novidade até mesmo na hora de estudar. Por isso, considerando esse perfil, é fundamental escolher uma plataforma de treinamento que proporcione o desenvolvimento de conteúdos interativos.
Com essa funcionalidade, é possível criar animações, apostilas digitais, mapas mentais e outros conteúdos interativos, desenvolvidos com base em linguagem HTML.
Já existem algumas opções no mercado que permitem, inclusive, a interatividade dentro do vídeo. Como assim? Simples: o usuário toma decisões de como prosseguir. Ele pode escolher entre opções ou responder a perguntas. Dependendo de como ele reagir, o vídeo segue por caminhos distintos.
Esse recurso se aplica perfeitamente quando você precisa nivelar o conhecimento do aluno. Com base no seu feedback, é possível direcioná-lo para um conteúdo introdutório ou direto para o trecho que aborda o tema em profundidade.
É a interatividade otimizando o processo de aprendizagem!
#4 Monitoramento e aplicação de avaliações
Mas de que adianta desenvolver um conteúdo sob medida para sua força de vendas, se você não tem condições de monitorar o engajamento dela e a sua dedicação aos treinamentos? Sem uma ferramenta de controle dos treinamentos, fica impossível saber quais estratégias e conteúdos são mais assertivos, bem como identificar a aceitação dos profissionais. Por isso, esse recurso é tão essencial. Você precisa monitorar os acessos e as atividades dos alunos.
Mais do que isso, é necessário saber também qual o aproveitamento e o rendimento de cada um. Daí a importância da funcionalidade que permite analisar a eficácia dos treinamentos. A maioria das plataformas dispõe do recurso para:
- Construção de bancos de questões;
- Elaboração de perguntas em diferentes formatos: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, dissertativas, com imagens;
- Exibição de avaliações cronometradas, com questões randômicas.
# 5 Relatórios de desempenho e exportação de dados
Essa é outra funcionalidade estratégica: tudo o que pode ser medido na plataforma de treinamento precisa se tornar visível para o gestor. Afinal, é a análise desses indicadores que leva à inteligência de negócio.
Sabendo disso, é fundamental que a plataforma de treinamento ofereça recursos que despertem a capacidade analítica do gestor. Neste sentido, a geração de relatórios sobre os mais variados processos, inclusive sobre as avaliações de desempenho, é uma das funcionalidades que oferecem suporte ao administrador.
Ademais, a função de filtrar os dados online e visualizar no painel administrador, por exemplo, também contribui muito para o processo de monitoramento dos avanços e resultados.
Muito além, algumas plataformas também permitem que esses dados, uma vez filtrados, possam ser exportados para o formato Excel. Assim, o gestor pode usá-los para trabalhar da forma que quiser.
Além dos dados em planilhas, outro recurso, oferecido por algumas plataformas, também fornece gráficos precompilados com as informações mais relevantes para o administrador.
Quer saber como impulsionar e avaliar o desempenho da força de vendas? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das melhores estratégias para fazer o melhor pelo seu time.
Conheça melhor a Tabmedia |