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5 sinais de que você precisa mudar sua estratégia de treinamento

Treinamento

Cada vez mais, as novas tendências e mudanças de mercado exigem conhecimentos e habilidades específicas para que os profissionais se destaquem. Neste contexto, a estratégia de treinamento e desenvolvimento (T&D) aparece como um um dos pilares de muitas organizações.

Porém, na prática, nem sempre as iniciativas da área são eficazes. O resultado? Muitas empresas não conseguem manter a força de vendas engajada e pronta para fazer acontecer.  Até mesmo porque, no dia a dia, mensurar a eficácia e a eficiência das ações de treinamento e aperfeiçoamento não é tarefa das mais simples.

Ainda bem que ao observar alguns sinais é possível compreender se o projeto de capacitação e formação continuada está funcionando ou não.

Confira, a seguir, cinco situações que revelam se está na hora de rever e melhorar a estratégia de treinamento. Afinal, o desafio é proporcionar crescimento ao time e crescer junto com ele, não é mesmo? Então, vem saber como!

#1 Domínio técnico e dificuldade na execução de tarefas

Você pode construir uma excelente trilha de aprendizagem, com a oferta de cursos e capacitações, levando conhecimento aos profissionais da força de vendas. Contudo, isso pode ser insuficiente se eles tiverem dificuldade de aplicar tudo o que aprenderam.

Portanto, é fundamental que a sua equipe seja capacitada para executar as tarefas, lidar com os desafios de projetos e superar obstáculos na prática. Até mesmo porque um profissional que exerce várias atividades específicas precisa aprender continuamente, adquirindo novas competências e habilidades.

Neste contexto, os treinamentos são indispensáveis para a preparação do time. Porém, a questão é: como medir o desempenho de cada profissional, inclusive depois da participação em diferentes atividades de capacitação?

A equipe da Tab pensou sobre esse desafio e já trouxe a solução. Com os reports de análises e insights, tanto nossos clientes como os seus stakeholders têm muito mais embasamento para analisar as entregas e as demandas do time.

As empresas ganham uma percepção muito mais apurada e realista da performance do time, já que usam parâmetros personalizáveis e recebem análises gráficas dos resultados por gerência, ciclos, indivíduos. Enquanto isso, os profissionais têm condições de acompanhar sua evolução pessoal em cada ciclo e/ou critério avaliado.

O Índice de Aproveitamento (IA), por exemplo, é um dos dados fornecidos pelo módulo. A partir da análise dele, é possível entender de que maneira a força de vendas se apropria do conteúdo. Sabendo disso, fica muito mais fácil construir materiais de estudo mais eficazes e assertivos, que ajudem, de verdade, os representantes que buscam conhecimento. O recurso é uma ajuda e tanto no planejamento de treinamento!

#2 Descumprimento de processos

Ter um fluxo bem definido de processos é fundamental para que a empresa se mantenha organizada e em movimento, a fim de atender às demandas dos clientes no tempo certo.

Contudo, se os processos preestabelecidos pela corporação não são respeitados pela equipe interna, muito possivelmente, os colaboradores se sentem despreparados para agir da maneira que deveriam ou, então, sem recursos para para tal.

De todo modo, é fundamental compreender o que está acontecendo e promover um treinamento visando repassar e alinhar para todos o fluxo de processos, focando nas contribuições de cada um. Assim, será possível retomar a condução dos trabalhos seguindo a padronização predefinida.

#3 Baixa produtividade

Esse é um sinal laranja para qualquer empresa, não é mesmo? Tudo o que um gestor não quer. Por isso, se você observar que sua equipe está desmotivada, busque entender as razões. Além disso, lembre-se de que se você ignorar esse sintoma, sem demora, ele irá diminuir a produtividade da sua força de vendas.

Mas, então, como evitar tudo isso? O primeiro passo é se tornar um gestor ainda mais presente. Esteja ao lado dos profissionais, estabeleça, em parceria com eles, metas alcançáveis, dê feedbacks periódicos e ofereça treinamentos frequentes. São esses cuidados que fazem a diferença para a força de vendas, mantendo-a forte e unida para enfrentar os desafios.

Com o nosso suporte e ajuda da tecnologia, é possível fazer ainda mais. A plataforma da Tab traz o módulo de Promoção, que fornece aos profissionais da força de vendas os melhores recursos para organizar as apresentações comerciais. Tudo de um jeito simples e descomplicado em um ambiente com alta disponibilidade – on-line e off-line – total flexibilidade e vários recursos práticos.

O representante pode, por exemplo, criar apresentações e campanhas categorizadas por produtos ou linhas. Além disso, a interação com o prospect também melhora com a solução da Tab: o profissional pode enviar conteúdos exclusivos para ele, sem sair da plataforma.

Uma série de funcionalidades que melhora o desempenho e a produtividade da força de vendas. Afinal, a meta da Tab é impulsionar o crescimento do time!

#4 Alto índice de turnover

Quando você pensa que o time está completo e redondo, tendo profissionais com perfis diferentes e complementares, de repente, alguém pede demissão e aquela configuração perfeita deixa de existir. Se essa situação vem se repetindo e você tem um alto índice de turnover na sua empresa, vale ficar atento. Esse é mais um sinal que indica a necessidade de investir no treinamento e no desenvolvimento das pessoas.

Neste caso, o primeiro passo é mapear os principais motivos que levam os colaboradores a deixar a organização e estudar cada um deles. Muitas vezes, uma das principais razões é o baixo nível de engajamento e performance, aspectos que podem ser melhorados, facilmente, com a oferta de capacitações e treinamentos.

Além disso, é possível buscar outras maneiras de envolver ainda mais o time. Uma ótima alternativa é investir em uma ferramenta de trabalho adequada, como a plataforma da Tab, que apoia, simplifica e potencializa a jornada da força de vendas. Oferecemos a melhor ferramenta para ajudar seu time a crescer!

#5 Treinamentos ineficazes

Por fim, esse é o sinal mais óbvio ou nem tanto. Afinal, você já se perguntou se está investindo nos treinamentos certos? Preparar qualquer tipo de capacitação dá trabalho. É preciso tempo e dedicação para planejar, organizar, divulgar, preparar o conteúdo e entregá-lo aos participantes e, ao fim, mensurar os resultados.

Uma das maneiras de avaliar a eficácia das iniciativas de capacitação é mapear mudanças significativas. Se você não identificá-las, é hora de repensar a estratégia de treinamento.

Busque entender em qual aspecto a empresa pode estar falhando. Ademais, selecione alguns pontos de melhoria podem nortear a construção de um novo modelo de treinamento. Depois, teste-o na prática com o time. Essa jornada deve ajudá-lo a construir a fórmula ideal!

Vale lembrar que você pode buscar outros caminhos para incentivar o aprimoramento profissional. Uma das maneiras é investir no uso de uma plataforma LMS, como a Tab. Assim, a sua empresa passa a ter as melhores funcionalidades e recursos para oferecer treinamentos mais assertivos, de uma maneira mais simples, prática e eficiente, que seja capaz de orientar, inclusive, equipes distribuídas com ensino a distância.  


Para ampliar o potencial da força de vendas, a Tab já tem a melhor solução e ela está ao seu alcance. Que tal experimentar e construir uma nova estratégia de treinamento? Você vai se surpreender com as possibilidades e os resultados.

Ah! Continue acompanhando o nosso blog! Aqui, você encontra tudo o que precisa para ajudar a sua equipe a crescer. Seguimos juntos e sincronizados, sempre!

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