5 razões para investir no desenvolvimento profissional indústria farmacêutica
Um dos recursos mais valiosos de uma organização são as pessoas. Por isso, investir no capital humano é essencial. Cada vez mais, as empresas estão atentas para a necessidade de priorizar as iniciativas voltadas para treinamento e desenvolvimento profissional indústria farmacêutica. É esse movimento que mantém o funcionário motivado, torna o time mais qualificado e a empresa competitiva em ritmo de crescimento.
Contudo, na prática, nem sempre é assim que acontece. Tanto é verdade que, segundo dados da Integração Escola de Negócios, os colaboradores brasileiros passam por uma média de 21 horas de treinamento ao ano, número inferior ao registrado em outros países como os EUA. Lá, cada profissional recebe cerca de 33 horas de treinamento, ou seja, 36% a mais.
O desafio das empresas é mudar esse cenário. É urgente apostar alto em uma estratégia completa de Treinamento & Desenvolvimento, que seja capaz de proporcionar aprendizado constante ao time.
Na indústria farmacêutica, os gestores de treinamento já estão cientes dessa demanda. Em uma pesquisa desenvolvida pela Tabmedia, 74% indicaram que a chance de contratar cursos online para sua equipe é acima de 7, em uma escala de 0 a 10. É um bom começo, não é mesmo?
Elencamos, a seguir, bons motivos que justificam o investimento em iniciativas de capacitação. Boa leitura!
Razões para investir no treinamento e desenvolvimento profissional indústria farmacêutica
Investir em capital humano, por meio da capacitação, é uma das ações com melhor retorno para as empresas. Afinal, essa iniciativa traz diversos benefícios para o time. Confira, a seguir, quais vantagens são essas e entenda porque elas justificam a estratégia de treinamento.
1. Boas práticas são incorporadas e produtividade cresce
Quando você opta por investir em treinamento e desenvolvimento profissional indústria farmacêutica, o seu time ganha condições de se aperfeiçoar e crescer. À medida que esse movimento de aprendizado constante acontece, os funcionários têm acesso a ferramentas, técnicas e práticas valiosas. Logo, eles conseguem otimizar seu tempo de trabalho e entregar novos resultados.
2. Diminui o número de erros operacionais
Com o foco voltado para o desenvolvimento profissional e a oferta de treinamentos, os representantes de laboratório farmacêutico passam a conhecer e dominar melhor os processos.
Desse modo, executam as tarefas e atividades com mais segurança, se tornando muito mais assertivos nas entregas. O aperfeiçoamento leva à redução do número de erros operacionais e de retrabalhos.
Profissionais treinados sabem exatamente o que fazer, como fazer e quando fazer. Ou seja, trabalham de maneira adequada e erram o mínimo possível.
3. Promove o engajamento dos funcionários
Munidos de todas as informações e conhecimentos que precisam para atuar em campo, os representantes têm tudo o que é necessário para se relacionar com os médicos e fechar mais vendas.
Então, quando o desempenho passa a ser superior e o profissional conquista uma alta performance, o seu engajamento também muda. Ele acredita mais no seu potencial, na empresa e se sente preparado para driblar qualquer desafio.
4. Redução do turnover
Um dos fatores que prejudica o andamento das atividades e da estratégia da empresa, sem dúvida, é a rotatividade dos profissionais. Isso porque sempre que um representante de laboratório farmacêutico é desligado, a indústria perde um propagandista médico que já dominava os processos.
A boa notícia é que quando o gestor prioriza a oferta de treinamentos pensados especialmente para o seu público, essa realidade tende a mudar. Sempre que um profissional está em constante aprendizado, ele se sente mais seguro e motivado e, consequentemente, também conquista resultados mais positivos. Então, todos saem ganhando e não tem porque acontecer o turnover, não é mesmo?
5. Aumenta o índice de satisfação dos clientes
Todas essas razões já citadas levam os colaboradores qualificados a fazerem mais e melhor pela indústria e o médico percebe isso. Representantes de laboratório treinados são mais atenciosos, ágeis e eficientes. Eles são perspicazes na construção da estratégia e apresentam as melhores soluções para atender às demandas.
O resultado é certeiro: a satisfação e a fidelização dos clientes.
Mas, então, como construir treinamentos eficazes?
Agora que você já conhece as vantagens de investir no desenvolvimento profissional do time, é preciso entender a melhor maneira de construir e potencializar essa estratégia.
A seguir, apresentamos um passo a passo que pode ajudá-lo a compor o conteúdo das capacitações. Veja só:
1.Identifique a necessidade dos colaboradores. Isso mesmo! Não adianta focar esforços na construção de um curso sobre atendimento se o seu público está com dificuldade de se planejar. Saiba exatamente o que o representante de laboratório farmacêutico precisa aprender. Um sistema como o Tabmedia fornece módulos de Avaliação de Performance, que apresentam indicadores e sugere os pontos que mais precisam de atenção.
2.Planeje o treinamento. Para simplificar, reúna os principais dados que podem ajudá-lo na construção do conteúdo. Busque definir:
- O tema que será abordado;
- Os objetivos principais;
- O público do evento;
- A abordagem que deverá ser usada;
- A duração total do treinamento;
- A data prevista para realização;
- Método de avaliação dos resultados.
3.Conheça os interessados. Feito tudo isso, é hora de coletar as informações dos interessados em participar do evento. Na sequência, o ideal é fazer a divulgação do treinamento de forma segmentada. Para despertar a curiosidade, uma boa estratégia é centralizar os dados mais relevantes sobre o tema em uma planilha ou PDF e compartilhar com os interessados. Assim, eles podem entender previamente como irá funcionar o treinamento.
Chegamos até aqui! A jornada de construção de conteúdo é extensa. Mas, se você preferir, pode contar com o auxílio de parceiros especialistas no assunto. A Tabmedia, em parceria com a UOL Edtech, oferece coleções de cursos prontos e que podem ser adquiridos para o treinamento do time da força de vendas.
Com essa alternativa, você pode abreviar esse processo de construção de conteúdo. Isso porque o amplo leque de cursos oferecidos já traz as questões acima mapeadas, reduzindo o trabalho do gestor de treinamento. Mas não apenas isso.
Os cursos assinados pela UOL Edtech trazem para o treinamento um material rico, desenvolvido com a participação de professores reconhecidos nacional e internacionalmente. Muito mais conhecimento para o seu time e qualidade superior nas entregas.
Treinamento é sinônimo de avanço
Quando você prioriza as iniciativas de capacitação da força de vendas, todos saem ganhando. Os profissionais se desenvolvem, os clientes ganham um atendimento diferenciado e o laboratório farmacêutico cresce em um ritmo constante.
Na contramão, a falta de capacitação pode comprometer a eficiência e dificultar a otimização de processos, bem como a conquista de resultados positivos.
Vale muito a pena investir no desenvolvimento profissional indústria farmacêutica e, com isso, no bem-estar e na qualidade de vida da equipe.
Quer saber mais sobre a importância do treinamento para a força de vendas do laboratório? Confira o post que apresenta 3 insights sobre treinamento para representantes do setor farmacêuticos e faça o download do infográfico sobre o tema. O conteúdo pode ajudá-lo na construção da sua estratégia de T&D. Confira!
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