Blog - Últimas notícias

Como dar os primeiros passos em Closed Loop Marketing

,
Como dar os primeiros passos em Closed Loop Marketing

Em um mundo perfeito, todas as áreas da sua empresa estão integradas e a troca de informações, insights e dados acontece de forma orgânica e sem falhas na comunicação. Mas sabemos que no dia a dia, a realidade acaba sendo diferente.

Seja pela correria do trabalho, por falta de processos estabelecidos ou ferramentas adequadas, duas áreas que, na maioria das empresas, ainda se encontram em desacordo são o Comercial e o Marketing. Mas quando paramos para pensar sobre a importância e o peso que elas têm na organização, é preocupante não integrá-las o quanto antes. E é aí que entra o Closed Loop Marketing.

O que é Closed Loop Marketing

O Closed Loop Marketing rastreia os canais de marketing desde o momento em que um visitante chega ao site até o momento em que sua equipe de vendas fecha um novo cliente.

Integrando o seu software de marketing ao seu sistema de CRM, você conseguirá entender quais canais de marketing estão funcionando e quais não estão, podendo criar estratégias para trazer melhores resultados e leads mais qualificados para a sua equipe de vendas.

Ou seja, você liga as informações que emergem da sua comunicação de marketing com clientes potenciais, clientes atuais e ex-clientes com o conhecimento que sua equipe interna possui dessas mesmas pessoas.

Listamos 5 benefícios do Closed Loop Marketing:

  1. Permite que você conheça melhor a sua persona: ao acompanhar as atividades de um visitante ao seu site, você descobre os interesses desse lead em específico e como posicionar melhor seu produto ou serviço para fechar o negócio;
  2. Descubra o que funciona e o que não funciona: muitas campanhas de marketing bem-sucedidas são desenvolvidas ao longo do tempo, por meio de tentativa e erro, gerando iterações e melhorias à medida que você avança. Embora esse seja um passo necessário para qualquer equipe de marketing, você pode minimizar o esforço concentrando-se em canais e estratégias que realmente geram receita;
  3. Reduza os gastos com Marketing: com a capacidade de entender o que está funcionando por meio dos dados, você pode eliminar o tempo gasto em testes e lançar suas campanhas, postagens etc. de maneira ainda mais rápida;
  4. Encurte o seu ciclo de vendas: quanto mais você conhecer um lead, mais saberá o que oferecer para ele, agilizando o processo de compra;
  5. Reduza o seu custo por lead: com o Closed Loop Marketing, você também entenderá qual canal pago está gerando mais clientes, otimizando os seus investimentos.

20A metodologia de Closed Loop Marketing se divide em quatro etapas principais, confira e prepare o seu negócio!

1. Lidar com o seu visitante

O início do loop começa quando um visitante chega ao seu site e navega por várias páginas. Graças a métodos como cookies ou rastreamento de IP, você é capaz de identificar o que o direcionou para o seu site (e-mail, redes sociais, campanhas etc.), mas também para rastrear o caminho e combinar essas informações.

2. Entenda o interesse dos visitantes

O objetivo aqui é analisar o comportamento dos visitantes no site. Quais páginas eles navegaram? Quais documentos eles baixaram? Quais produtos eles compraram? Qual caminho gera mais resultados de vendas?

Todas essas informações podem ajudar a melhorar a experiência do cliente no site e deixá-lo mais otimizado para aumentar as taxas de conversão.

3. Transforme um visitante desconhecido em um lead

Um dos pontos mais cruciais do processo de Closed Loop Marketing é garantir que o visitante preencha um formulário para obter mais informações sobre ele. Em seguida, é possível associar todas essas informações a um registro de cliente.

4. Monitore sua estratégia de marketing

Para fechar o ciclo, você precisa analisar o que transformou os visitantes em compradores. Qual é o canal de origem que forneceu os novos clientes? Quais campanhas foram endereçadas a ele? Qual é o tempo entre a primeira visita e a compra? Ele baixou algum material sobre produto?

Respondendo a essas perguntas, é possível otimizar os canais usados ​​para melhorar as conversões posteriormente e, com isso, conseguir mais e melhores clientes.

Agora que você já sabe como o Closed Loop Marketing funciona, descubra Qual é o segredo das equipes de alta performance?

Conheça melhor a Tabmedia


Deixe um comentário
Copyright © Tabmedia. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por © InCuca