Como ser um Gerente de Treinamento atento a transformação digital?
Sempre que assistimos maravilhados a performance de um atleta de ponta devemos nos lembrar que para, atingir a excelência, ele precisou se submeter a uma puxada rotina de treinos.
Os “atletas” de uma organização são seus colaboradores que, para subirem ao pódio, necessitam de apoio do técnico para se capacitarem e atingirem o nível máximo de seu potencial.
Todo Gerente de Treinamento tem a tarefa de oferecer ferramentas que promovam a melhoria de funcionários, a fim de obter a excelência desejada. Lapidando o seu cliente interno (seu colaborador), você atinge o cliente externo, ao oferecer a qualidade tão desejada por todo o consumidor.
Um dos maiores desafios do gestor de capacitação é promover a transformação digital que, segundo pesquisa, eleva o lucro das empresas quando colocada em prática.
Pela importância do tema, neste post trazemos informações que facilitarão a implantação de uma cultura digital em sua empresa.
Trabalhe em conjunto com outros setores
Resultados positivos são buscados por todos os departamentos, sendo assim, promova a união entre as áreas de marketing, tecnologia e recursos humanos. Cada um, com sua expertise direcionada para um objetivo previamente definido, colaborará para que as melhores soluções sejam descobertas e aplicadas.
Muitas vezes um colaborador não tem o conhecimento técnico, mas seu contato direto com o consumidor lhe confere conhecimento do que precisa ser melhorado e implantado.
Não importa de onde veio a informação e a ideia, mas sim que ela gere ferramentas que tragam melhores resultados. Os setores – e membros de equipe – de uma organização são parceiros e não concorrentes!
Atue como líder da transformação digital
Prepare-se para participar efetivamente do processo de transformação e não ser apenas mais um no grupo que busca as soluções. Invista tempo em pesquisas que permitirão ter o conhecimento necessário para entender as novas tecnologias e escolher aquelas que trarão soluções à organização.
Tenha o cuidado de garantir a base tecnológica necessária para que a transformação se concretize e lembre-se que um bom líder deve desenvolver várias habilidades, entre elas ter a capacidade de motivar constantemente sua equipe.
Monitore, avalie, abra canais de comunicação
Processos – novos ou não – necessitam ser monitorados para verificar sua eficácia, identificar pontos a serem melhorados e até o momento de buscar novas tecnologias.
Para a avaliação ser completa, e correta, crie canais de comunicação para que toda a equipe possa contribuir com a análise e busca por melhorias.
Treine os colaboradores
Um dos motivos para os colaboradores rejeitarem novidades é o medo do desconhecido (linkar blog post sobre mudança de hábitos). Treinamentos aproximam o funcionário da tecnologia, capacitando-o a utilizá-la adequadamente e melhorar seu desempenho.
Existem, no mercado, diversas plataformas voltadas a treinamento, muitas delas específicas para determinada área de atuação. Elas tornam o acesso ao conhecimento bem mais prático e simples, direto na tela de um tablet onde e quando o usuário desejar.
Um bom exemplo desse tipo de solução é Tabmedia, que oferece treinamento para representantes farmacêuticos, auxiliando no dia dia desses profissionais. Também possibilita avaliação individual, facilitando muito a rotina do Gerente de Treinamento. Conheça mais!
Conheça melhor a Tabmedia |