Treinamento da força de vendas: conheça novas ferramentas
Você já observou o seu tempo médio de retenção de foco? Por quantos minutos você consegue voltar sua atenção a uma tarefa? Em tempos de transformação digital e tecnologias disruptivas e mobile, cada vez mais os dispositivos, aplicativos e redes sociais disputam nosso olhar e nossa energia. É preciso considerar essa realidade na hora de planejar o treinamento da força de vendas.
De acordo com cientistas, a faixa de tempo de concentração das pessoas dura entre 10 e 18 minutos. A questão é: como aproveitar esse intervalo? O desafio é grande: oferecer ao profissional um conteúdo rico, aplicável e dinâmico, para que ele não perca o foco no meio do caminho. Então, quais seriam as melhores alternativas para construir treinamentos de eficazes e poderosos? É isso que apresentamos a seguir.
Em um primeiro momento, a tecnologia até pode parecer vilã, porque, afinal, é uma fonte de distração. Porém, se bem explorada, ela traz muitos benefícios para o processo de aprendizagem do time. Confira!
Treinamento da força de vendas com tecnologia aplicada
Quando a empresa já tem um processo de construção de treinamento bem definido, o ideal é que ela comece a ampliar as técnicas e metodologias aplicadas no desenvolvimento.
Somente assim é possível potencializar o engajamento e o aprendizado da força de vendas. Veja algumas ferramentas que podem tornar o treinamento da força de vendas muito mais atrativo e eficaz.
#1 Conteúdo multimídia interativo
Como já comentamos, vivemos em um universo que disputa nossa atenção o tempo todo. Mark Schaefer, autor reconhecido mundialmente e especialista em marketing, acredita que “ estamos em uma época de choque de conteúdo. Há tanta coisa sobre conteúdo sendo produzida todos os dias (a cada hora e cada minuto) que a atenção é um bem escasso.”
Neste contexto, apostar na criação de conteúdo interativo e multimídia para o treinamento da força de vendas é uma ótima alternativa. Assim, você se apropria da tecnologia para engajar e capacitar a força de vendas.
Com a solução certa, oferecer esse tipo de conteúdo pode ser mais simples do que você pensa. A Tabmedia permite a inclusão de vídeos e conteúdos HTML nos materiais de capacitação.
E o melhor: tudo isso fica disponível, inclusive off-line, para que os profissionais acessem em qualquer lugar e a qualquer hora.
#2 Aprendizado constante em pílulas diárias
Foi-se o tempo que você precisava fazer um planejamento logístico – definindo local, data, coffe-break e outros aspectos – para promover treinamentos voltados para a força de vendas. Com uma plataforma como a Tab, é possível ofertar conteúdo de treinamento à distância e com frequência.
Isso quer dizer que você tem flexibilidade para construir uma caminhada de aprendizagem para o seu time. É possível, por exemplo, usar o módulo de Trilhas para desenvolver a competência da sua equipe de forma simples, lógica e sequencial.
Usando os recursos do módulo, você constrói um pacote predefinido de cursos, com uma sequência lógica de aprendizado sobre um determinado assunto, seguindo uma estratégia de aprimoramento inovadora e eficaz.
Tudo isso pode ser consumido pelos profissionais em pequenas pílulas diárias de conhecimento. Você não precisa mais de um evento para capacitar o time.
#3 Avaliações constantes
Mas e como saber a eficácia do treinamento da força de vendas? Será que as metodologias aplicadas e os conteúdos produzidos têm sido, de fato, assertivos, contribuindo para o sucesso da estratégia de capacitação? Se a área de T&D não mensura as ações desenvolvidas, ela não terá essa resposta.
Com a Tab, é possível saber precisamente como os treinamentos têm sido aceitos pelos profissionais e ainda monitorar o aproveitamento de cada um deles.
O Módulo de Avaliação da plataforma traz uma série de funcionalidades que permitem acompanhar de perto a evolução do time.
Dentre outras ações, é possível:
- Incluir diversos formatos de questões;
- Definir de horário e duração da prova;
- Randomizar questões;
- Fazer a entrega imediata de gabarito ao usuário.
Lembrando que tudo isso – e muito mais – pode ser feito mesmo off-line. Assim que o tablet estabelece nova conexão com a rede, os dados são automaticamente sincronizados.
Como você viu, a Tab traz uma série de novos recursos e possibilidades que podem simplificar e otimizar o treinamento da força de vendas. Afinal, essa é uma estratégia que precisa ser fortalecida.
Quando a empresa investe em capacitação e desenvolvimento, ela ganha um time mais motivado e produtivo, registra o aumento de performance e mantém a força de vendas em sintonia. Consequentemente, a organização conquista resultados superiores e um ritmo constante de crescimento.
Deseja acompanhar as novas tendências e soluções voltadas para o treinamento da força de vendas? Acesse sempre o nosso blog. Conteúdo desenvolvido por quem é especialista em tecnologia para T&D.
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