Qual o valor do seu cliente? Conheça o conceito de LTV!

LTV conheça o conceito e o valor do seu cliente

Para que uma empresa tenha condições de crescer, ela precisa ter um bom plano de ação mercadológico. Afinal, este tipo de ferramenta tem o potencial de orientar tanto os gestores como também o time na jornada em busca de novos clientes. Contudo, a construção de um planejamento de vendas detalhado e assertivo exige conhecimento do perfil do seu público e do poder da sua marca. É preciso compreender, por exemplo, qual é o valor do seu cliente?

Ainda que essa questão soe como complexa e, aparentemente, abstrata, a resposta para ela pode ser decisiva para a estratégia comercial da empresa.Tanto é verdade que a área de marketing e vendas já conta com uma métrica, que indica o valor de um cliente: o LTV, lifetime value.

Quer conhecer o conceito e as vantagens de usá-lo na sua estratégia comercial? Continue lendo esse artigo!

#1  O que é LTV?

Derivado do termo inglês “lifetime value”, o LTV, em português, corresponde ao “valor vitalício”. Ou seja, dentro da jornada de vendas, este indicador estima o lucro líquido da vida de um cliente dentro da empresa.

Basicamente, o LTV é o valor vitalício de um cliente, isto é, refere-se à quantia, em dinheiro, que ele vai gerar para sua empresa por todo o tempo em que permanecer comprando da sua marca.

#2 Como calcular o LTV, o valor do seu cliente?

Conhecer o valor do seu cliente é relevante principalmente porque essa métrica pode fortalecer sua estratégia comercial. Com esse indicador você identifica, por exemplo, se há espaço para lançamento de novos produtos e serviços, que podem levar à ampliação de receita. 

Para calcular o LTV, basta multiplicar o valor médio das suas vendas (ticket médio) pela repetição média das vendas anuais. Na sequência, o total deve ser multiplicado pela média de anos de relacionamento com seus clientes.

Valor do seu ticket médioxMédia do número de transações por cliente por anoxMédia de anos de relacionamento

Suponhamos que o valor gasto, em média, pelos seus clientes todo mês seja de R$ 200,00. Como o valor é pago mensalmente, você terá a média de 12 transações por cliente todo ano, sendo que o tempo médio de relacionamento de cada cliente é de 5 anos.

Ao aplicar esses números na fórmula, teremos o seguinte cálculo:

LTV = 200 (ticket médio) x 12 (número de compras ao ano) x 5 (tempo de duração do contrato)LTV = (R$ 200,00 × 12) × 5LTV = R$ 2,4 mil × 5LTV = R$ 12 mil

Logo, o lifetime value, ou seja, o valor total investido por um cliente na sua empresa seria de R$ 12 mil.

#3 Por que é importante conhecer o valor do seu cliente?

Ao saber exatamente quanto dinheiro, em média, os clientes deixam na sua empresa e por quanto tempo eles usam o seu produto ou serviço, você tem condições de revisar seu planejamento de vendas e de marketing, ajustando o que for necessário.

Além disso, mensurar e monitorar o lifetime value traz outras vantagens, como:

  • Ter previsibilidade orçamentária: baseando-se no LTV e no histórico de vendas, é possível saber quanto de receita você pode esperar para os próximos meses;
  • Identificar fragilidades: ao acompanhar o LTV e a taxa de abandono da sua base, conhecida como churn rate, em paralelo, é possível identificar fragilidades e falhas que levam os clientes a desistir do serviço ou produto;
  • Definir o orçamento de marketing: sabendo o valor do seu cliente com precisão e também o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), você tem condições de limitar o orçamento de marketing. Para garantir lucratividade, o LTV precisa ser, no mínimo, 3 vezes maior que o CAC.  

Dessa maneira, calcular e acompanhar o LTV é uma prática fundamental para que você tenha condições de elaborar uma estratégia de marketing mais assertiva. Com inteligência de negócio, se torna mais fácil impulsionar a jornada de vendas. 

#4 Como aumentar o LTV do seu negócio?

Agora, muito além de medir, você quer saber como aumentar o valor investido pelos seus clientes ao longo do tempo? Não é difícil! A seguir, elencamos algumas práticas que podem ajudá-lo neste desafio.

Invista na fidelização de clientes 

Mais do que conquistar, reter clientes deve ser uma das prioridades do seu time. Até mesmo porque, como sabemos, fidelizar um consumidor é mais barato do que atrair novos.  

Para garantir a retenção, busque desenvolver e manter um padrão de atendimento ao cliente, ao longo de todo o processo comercial: da conversão até o pós-venda. Mantenha o seu time alinhado aos valores da empresa e da marca, bem como priorize investimentos em treinamento e programas de qualificação continuada. Afinal, um time preparado tem condições de fazer entregas de valor para os clientes. 

Potencialize as iniciativas de marketing

Para aumentar o LTV, um dos caminhos mais eficazes é investir em marketing de conteúdo, bem como na automação de e-mails. Quando coordenadas, essas iniciativas conduzem o potencial cliente pela jornada de vendas, mantendo o engajamento até levá-lo à conversão.  

Use a tecnologia e as novas ferramentas

Com o avanço da transformação digital, cada vez mais novas ferramentas disruptivas vêm se destacando. Elas trazem agilidade, praticidade e otimizam muitos processos. Por isso, vale a pena conhecê-las, testá-las e, se for interessante, incorporar na gestão comercial da empresa. 

Com uma ferramenta como a plataforma Tabmedia, por exemplo, você tem condições de treinar e preparar o seu time para reter o cliente.

Além disso, com o Módulo de Análises e Insights, ainda recebe indicadores valiosos sobre o desempenho e à interação dos representantes comerciais durante o momento da venda. 

Desse modo, a plataforma da TAB permite que você pense em como melhorar a experiência do cliente, gerar mais valor para ele, potencializar o impacto promocional e desenvolver o seu time.

Conhecer o LTV é investir no futuro do seu negócio

Quando as áreas de marketing e vendas se mantêm atentas ao LTV, elas estão investindo no futuro da marca, priorizando a sustentabilidade da empresa. Afinal, somente quando você sabe o real valor do seu cliente é que consegue trabalhar para reter e conquistar novos, aumentando a lucratividade. 

Ao lado de outras métricas, como taxa de abandono e ticket médio, o lifetime value fornece uma visão ampla do seu negócio, indispensável para estabelecer um ritmo constante de crescimento. 


Deixe um comentário