Forças de Vendas: 7 ferramentas para a gestão do time

Você sabe – e nós também – que a rotina dos profissionais da força de vendas é agitada. Muitas visitas, deslocamento, envio de propostas comerciais, planejamento de abordagem, e a lista não para por aí. Uma série de outras atividades fazem parte do dia a dia dos representantes comerciais. A questão é: como se manter organizado e produtivo trabalhando em um ritmo tão dinâmico? 

Sem dúvida, esse é um dos principais desafios do gestor e do time e é preciso dar conta de superá-lo. Afinal, ele impacta diretamente no número de vendas, no alcance de metas e nos resultados do seu negócio. Convenhamos, em meio ao caos é impossível ter um bom desempenho, não é mesmo?

A boa notícia é que algumas ferramentas podem ajudar você e seu time a se reorganizar, ganhar produtividade e garantir excelência no atendimento ao cliente. Com as soluções tecnológicas certas você pode trazer uma nova dinâmica para a rotina da força de vendas. Por isso, elencamos, a seguir, algumas das mais interessantes.

Confira a lista e comece a usar agora mesmo!

#1 Slack

Essa é uma ferramenta de que tem sido amplamente usada como ferramenta de comunicação interna das empresas. O app permite que os times se mantenham conectados, interagindo e compartilhando informações. Isso porque os representantes comerciais podem conversar instantaneamente com o líder e os colegas da equipe, em um bate-papo simples e natural.

Sabe aquele e-mail rápido que você envia somente para lembrar o representante sobre a demanda de um cliente? Com o Slack, seria possível resolver a questão pelo app, eliminando e-mails desnecessários. 

#2 Evernote

Esse é um dos aplicativos mais conhecidos e indicados para quem deseja – e precisa – manter anotações e arquivos sempre acessíveis e organizados. 

Com o Evernote, é possível registrar ideias, criar lembretes, salvar imagens e categorizar tudo isso deixar em um sistema de “fichários”.

Ou seja, se torna muito mais fácil identificar o conteúdo visualmente e encontrar o material quando precisar consultá-lo. Tem uma anotação e precisa repassar para um representante? Compartilhe a nota e interaja com o profissional usando o Evernote. Assim, vocês podem conduzir o trabalho juntos. 

#3 Wrike 

Seja para projetos complexos, seja para iniciativas mais simples, é a ferramenta ideal para coordenar as entregas de equipes distribuídas e multifuncionais. Sabe aquela campanha que envolve a força de vendas e o marketing? O Wrike pode  ajudar você a gerenciar!

Isso porque o aplicativo permite o fácil acompanhamento da evolução dos trabalhos. Com as funcionalidades da uma plataforma, você ganha acesso aos melhores recursos para tornar a gestão de atividades mais ágil e simples. O Wrike incentiva a colaboração produtiva em equipe e garante mais transparência e clareza aos fluxos de trabalho. 

#4 Datanize Insider

Quando os representantes comerciais estão em campo, eles precisam de acesso a informações valiosas sobre os potenciais clientes, certo? Afinal, o ideal é estar munido de dados antes mesmo de interagir com o prospect. O Datanyze Insider pode fornecer alguns para o seu time.

Ele é uma extensão do Chrome que apresenta informações sobre ferramentas utilizadas pelo site, mas não apenas isso. Ele também exibe dados da situação da empresa, como receita média, número de funcionários, telefone, endereço e mais. Muito mais inteligência comercial para o representante!

É possível ainda exportar essas informações para sistemas de CRM e construir um pipeline.

#5 Profit Story

Dependendo do perfil do prospect, durante uma negociação, ele pode barganhar o preço dos produtos e serviços. Neste caso, o representante comercial precisa de um pouco de flexibilidade para apresentar um orçamento competitivo.

Com o Profit Story, o profissional tem condições pode calcular a margem de lucro da propostas em poucos segundos e fechar a venda com a certeza de que o valor não irá impactar nas finanças da empresa.

A ferramenta também facilita outros cálculos da área comercial, que podem auxiliar na elaboração de propostas. São eles: 

  • Valor do custo unitário por produto;
  • Valor do preço de vendas;
  • Break-even do negócio.

#6 Find that Lead

Nem sempre a quantidade e a qualidade de leads gerada pelos canais de inbound marketing é a ideal. Por isso, é importante manter uma estratégia de outbound também. Uma ferramenta que pode ajudar, neste sentido, é o Find that Lead. Trata-se de uma uma extensão do Google Chrome, que possibilita captar emails do LinkedIn, Twitter e dos sites visitados em cada aba do navegador.

Além disso, é possível descobrir o email do prospect, desde que o representante saiba nome, sobrenome e URL da empresa. Mas não para por aí. O Find that Lead também ajuda na localização do email dos tomadores de decisão, que atuam em empresas do mercado B2B, e na criação de listas de prospecção eficientes, que levam em conta as características da buyer persona.

#7 TABMEDIA

No universo ideal, muito possivelmente, você gostaria de acompanhar mais de perto a força de vendas distribuída e ajudar cada representante a se organizar e se manter produtivo, certo? Pois, bem, isso está ao seu alcance!

A TAB é uma plataforma completa que fornece recursos para capacitação e uma visão 360° da atuação do seu time comercial. Desde os módulos de treinamento até os dados sobre impacto promocional e propaganda: tudo pode ser acessado em uma plataforma única, de qualquer lugar e a qualquer tempo, on e off-line. 

Como uma solução tecnológica poderosa, a TAB facilita aprendizado a distância, 

potencializa a jornada de vendas e gera insights estratégicos, que permitem ao gestor e ao time acompanhar, adequar e incrementar o planejamento comercial, com novas ações e iniciativas promocionais. 

Logo, os recursos e funcionalidades que simplificam e otimizam processos também levam ao alcance das metas e à conquista de excelentes resultados. Tudo o que você e a força de vendas desejam, não é mesmo? A Tabmedia é a solução perfeita para orientar seu time na jornada rumo ao aprendizado e, claro, ao sucesso.

Como vimos até aqui, não faltam opções de ferramentas inovadoras e eficazes para ajudá-lo na gestão comercial. Então, comece a experimentá-las agora mesmo!

Quer conhecer a solução da TAB, os recursos e as vantagens da plataforma? Fale com um de nossos consultores! Você irá descobrir uma maneira inédita de fazer gestão da força de vendas. Não deixe para depois: surpreenda-se! 


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