4 dicas para garantir excelência no atendimento em vendas

É claro que você sabe o valor real de entregar ao cliente excelência no atendimento em vendas. Mas será que o seu time está preparado para oferecê-la? Afinal, são muitos os fatores que requerem atenção do representante no dia a dia. Por isso, nem sempre ele está focado nos principais detalhes do relacionamento com o cliente. Contudo, qualquer deslize nesse quesito pode ser muito representativo para os resultados do seu negócio.

De acordo com  pesquisa da Accenture, 66% dos consumidores trocam de empresa

por causa de um atendimento ruim. Quando uma experiência é negativa, 58% nunca mais procuram a mesma empresa, segundo a NewVoice.

Somente esse números já te convenceram da importância de ter um time treinado para manter um padrão de excelência no atendimento, certo? Afinal, esse cuidado irá trazer mais vendas, levando à retenção e fidelização de clientes.

Sabe como temos essa certeza? Mais uma vez, os números confirmam o peso que as pessoas conferem a esse aspecto: 86% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% a mais para ter um atendimento melhor, segundo estudo da RightNow.

Já viu que, definitivamente, não dá pra descuidar da atenção ao cliente, não é mesmo? Por isso, separamos 4 dicas para ajudar você a treinar sua equipe e garantir excelência no atendimento em vendas. Avance na leitura do artigo e confira!

#1 Conheça os princípios de um especialista no assunto

Para incentivar o seu time a se manter focado nas necessidades do cliente, nada melhor do que se inspirar nas recomendações de quem mais entende do assunto.

Robert Bacal, autor do livro “Frases Perfeitas para Atender Bem o Cliente” e fundador do portal Customer Service Zone, é especialista em processos de atendimento. Baseado em sua experiência, ele compartilha dicas valiosas com gestores e profissionais, ajudando-os a construir e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Para ele, oferecer um atendimento de qualidade exige que a empresa invista no treinamento do time. Esse é o momento de destacar a importância do  comprometimento e da colaboração de todos, para que a organização consiga manter uma relação estreita com o seu público.

Vale, portanto, seguir duas dicas elencadas por Bacal:  

1. Estude e conheça seus clientes

É preciso que a força de vendas tenha em mente a singularidade de cada cliente: ele é único e tem motivações, necessidades e preferências particulares. Daí, a importância do representante compreender o que cada consumidor busca.

Os representantes de vendas, que interagem com os clientes, podem reunir e interpretar uma série de dados sobre o perfil do seu público. Para tanto, é fundamental investir no treinamento do time: com o olhar apurado e as melhores técnicas, os profissionais terão condições de obter informações valiosas, ajudando na definição do perfil do consumidor e no mapeamento das demandas e soluções esperadas por ele.

2. Atenda com alegria e cordialidade

Essa dica pode parecer óbvia, mas não é. Nem sempre o representante está afinado para atender o cliente da maneira mais leve e gentil. Mas ele não pode perder essa premissa de vista. Ao interagir com o cliente, ele precisa ser sensível o suficiente para antecipar as necessidades e superar as expectativas.  

Por isso, a simpatia e a empatia são regras de ouro para garantir excelência no atendimento em vendas: o representante precisa entregar o seu melhor.

Diante de situações mais embaraçosas ou difíceis na interação com o cliente, vale usar algumas frases ‘mágicas’ indicadas por Bacal. São elas:

  • “Desculpe pela espera.”;
  • “Entendo que você esteja infeliz com a situação.”
  • “Quero garantir que estamos em sintonia.”

Observe que o tom das frases mostra total empatia com a sensação do cliente: esse é o segredo!

#2 Conheça a concorrência e aprenda com ela

Você conhece a qualidade do seu atendimento ao cliente, mas e o do concorrente? O que ele oferece e como as pessoas se sentem em relação a isso? A resposta para essa pergunta pode indicar o que fazer e o que evitar, para superar a qualidade do atendimento prestado pela concorrência.  

Use a internet para descobrir o que os clientes estão dizendo sobre os seus concorrentes. As redes sociais são uma excelente fonte para esse tipo de observação. A partir do momento que você sabe exatamente o que a concorrência está fazendo e como está atendendo, fica mais fácil pensar em como melhorar a qualidade do atendimento.

#3 Personalize o atendimento

Já reparou como o olhar das pessoas ganha um brilho diferente quando você as chama pelo nome? E a explicação para isso é muito simples: esse tipo de contato faz o cliente se sentir especial, único.

Daí a importância de ter uma força de vendas treinada para oferecer um atendimento personalizado. Os representantes têm o desafio de serem simpáticos e atenciosos na medida certa.

Para ajudar o time de vendas, vale estender esse cuidado às ações de comunicação e marketing. Em um e-mail, lembre-se sempre de ser expressivo e atencioso, especialmente no começo e no fim da mensagem. Além disso, outra estratégia poderosa e simples é personalizar os e-mails para que eles cheguem com o nome do cliente. Esse tipo de cuidado aproxima o consumidor da marca!

#4 Conte com a ajuda da tecnologia

Você já pensou no quanto uma ferramenta tecnológica pode otimizar a rotina do representante de vendas e ajudá-lo a aperfeiçoar o atendimento? Cada vez mais, o mercado apresenta soluções capazes de simplificar processos e obter resultados superiores.

A solução de promoção de vendas da Tabmedia é uma das melhores.  Com ela, o gestor consegue se manter próximo dos profissionais, que, por sua vez, têm mais recursos à disposição no momento da venda. Na interação com o cliente, por exemplo, o representante pode enviar um conteúdo exclusivo para ele, sem sair da plataforma, mesmo estando off-line. Com isso, é possível oferecer um atendimento  muito mais ágil, personalizado e assertivo: do modo que o cliente espera!


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