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Aprendizagem para adultos: quais os maiores mitos?

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Aprendizagem para adultos: quais os maiores mitos?

Como já contamos para você anteriormente, treinamento e capacitação de profissionais é imprescindível para todo gestor que deseja uma equipe afiada e com alta performance – sonho de consumo hoje das empresas. Mas mesmo em épocas de recursos escassos, treinar é sempre a melhor saídaAgora, você já parou para pensar quais mitos sobre treinamento e aprendizagem para adultos podem estar “assombrando” o seu dia a dia e impactando os seus resultados? Separamos 5 deles e uma super dica no final. Confira!

Mitos sobre aprendizagem para adultos

  • Mito 1: Os adultos devem querer aprender, ou só aprendem o que sentem que precisam

Na verdade, a maioria dos adultos aprende de forma mais eficaz quando têm uma forte motivação interior para desenvolver uma nova competência, ou quando querem adquirir um tipo particular de conhecimento, e enxergam o benefício disso para o seu dia a dia.

Ou seja, a dica principal aqui é sempre se colocar no lugar quem receberá o treinamento – o conteúdo sempre precisa fazer sentido para quem está na ponta.

  • Mito 2: É melhor realocar, ou contratar novos profissionais do que treinar

Trocar de colaborador precisa ser a última opção dentro de uma empresa, já que, além de custar mais caro, traz desmotivação para a equipe e acaba deixando os profissionais inseguros e desengajados.

E para provar o mito, uma estatística de mercado: 7 de 10 profissionais afirmam que programas de T&D influenciam na decisão de continuar em uma empresa.

  • Mito 3: Investir em Mobile Learning exige investimento em infraestrutura e custa caro

Esse ponto até poderia ser verdade há alguns anos, quando não havia tantas soluções disponíveis no mercado, mas hoje não passa de mito. O mLearning, ou Mobile Learning, fornece flexibilidade e oferece maior envolvimento do alunos, além de demonstrar melhores taxas de conclusão e maior retenção. Afinal, você está falando com o seu aluno pelo meio que faz sentido ao dia a dia dele e com o qual ele já está mais que habituado.

A própria Plataforma Tabmedia permite que você publique cursos e trilhas de conhecimento de forma simples e rápida. Os gestores recebem um usuário de teste e podem ver e editar seus conteúdos com total autonomia antes de publicá-los.

Também é possível organizar todos os seus materiais e conteúdos de estudo em pastas e subpastas (ilimitadas) e publicar arquivos em vídeo, power point, .pdf, .jpg e várias outras extensões. Conheça um pouco mais do Módulo de Treinamento Tabmedia.

  • Mito 4: Conteúdos auto-instrutivos em um ambiente virtual contribuem pouco para a aprendizagem

Com a didática certa e o sistema apropriado é possível criar um ambiente totalmente interativo, no qual o aluno é incentivado a avançar etapas.

Com o Mobile Learning, por exemplo, é possível despertar e manter a atenção do aluno por meio de conteúdo interativo, em que ele se sinta evoluindo no conteúdo. Isso permite que ele tenha mais autonomia e responsabilidade sobre o seu aprendizado.

  • Mito 5: Os Gerentes de Treinamento são os únicos responsáveis pelo ensino

Aprendizado é um processo que exige interação, e quanto mais os seus treinandos sentirem que têm espaço de voz para dar opinião sobre os treinamentos, mais eles se engajaram. E é aí que entra a Andragogia.

Dica: Andragogia pode ajudar no seu treinamento

A Andragogia não é mais novidade no mercado de aprendizagem para adultos, mas alguns profissionais ainda têm dúvidas sobre o conceito. Ele refere-se a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segunda a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970.

Quando pensamos no contexto corporativo, a andragogia exerce importante papel para o desenvolvimento de treinamentos, já que tem como princípio o engajamento dos colaboradores com o conteúdo ministrado. Como resultado disso, as metas estabelecidas têm mais chances de serem alcançadas, melhorando o desempenho individual e em conjunto dos participantes na empresa.

De acordo com Knowles, é preciso ter em mente seis pontos na hora de ensinar adultos:

  • Motivação – Os adultos são estimulados por motivos internos. Eles aprenderão se quiserem aprender. Então a melhor forma de garantir a retenção de uma informação é passá-la de forma que ele enxergue uma adoção prática daquilo no seu dia a dia;
  • Disposição – Esse ponto é totalmente interligado com o primeiro, já que as pessoas terão mais disposição para aprender quando enxergarem a relevância do conhecimento para a sua vida;
  • Necessidade de conhecimento – Os indivíduos precisam saber e entender o porquê daquele processo de aprendizagem. Ou seja, procure aproximar, o máximo possível, o conteúdo da realidade em que ele vive. Desmistifique termos técnicos, utilize exemplos do dia a dia, garanta a proximidade da experiência, que nos leva ao ponto quatro;
  • Experiência – Diferentemente de crianças, os adultos já trazem consigo experiências que formam e moldam a forma como pensam e agem. Por meio dessas experiências, ele analisam e desenvolvem novas ideias e conceitos. Então, ao pensar em T&D, você precisa aproveitar essas experiências para ajudá-los a fazer conexões;
  • Autodireção – Os adultos são seres independentes que desejam sentir-se no controle. Então, sempre que possível, ofereça ferramentas que permitam que o seu treinando decida como deseja aprender;
  • Orientação para Aprendizagem – Profissionais aprendem melhor quando põe a mão na massa – ou seja, encontram relevância na aprendizagem orientada a tarefas, que eles podem alinhar com suas realidades no local de trabalho. Por isso inserir exercícios nos treinamentos é uma ferramenta interessante de aprendizagem.

E você? O que tem feito para melhorar o engajamento dos seus Treinamentos?

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