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Análise de dados da propaganda: como surfar nessa onda?

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Análise de dados da propaganda: como surfar nessa onda? - Tabmedia

Por muito tempo, empreendedores e profissionais criaram e executaram projetos, tomando como base uma série de insumos pouco certeiros: experiências passadas, feeling, tendências e achismos eram alguns deles. Sim! Por mais absurdo que possa parecer, eles já nortearam, sim, a tomada de decisões importantes em pequenas, médias e grandes companhias.

Hoje, porém, o mundo é outro: o avanço da tecnologia, o surgimento de novos mercados e o aumento da competitividade são alguns dos movimentos registrados neste novo tempo. Logo, a administração empresarial precisa ser feita com métodos eficientes. Uma das questões centrais é: como construir e sustentar uma estratégia de gestão inteligente?

Para respondê-la, podemos recorrer às ferramentas já criadas e pensadas para esse momento do mercado. Com a aplicação de conceitos como Business Intelligence, a administração de qualquer empresa ou setor deixa de depender da capacidade dedutiva e intuitiva de líderes para funcionar de forma sistemática e escalável.

Por exemplo, se o foco do trabalho do gestor está voltado para as metas de vendas, ele pode perfeitamente usar a análise de dados da propaganda para construir novas estratégias e campanhas mais assertivas.

Usando as tecnologias certas, é possível coletar, gerenciar e distribuir os dados de uma empresa transformando-os em insights para uma gestão inteligente. Veja, a seguir, como o conceito de BI pode ajudar você nesse desafio. Boa leitura!

#1 Business Intelligence

Se o que você precisa, no momento, é organizar um planejamento comercial poderoso, essa é a ferramenta perfeita para orientar essa construção. Isso porque o que o Business Intelligence propõe, basicamente, é que você comece a coletar e usar dados e evidências, para tomar decisões estratégicas.

Com as ferramentas do BI, o gestor tem condições de identificar aspectos relevantes como tendências de consumo e mudanças no comportamento do seu público-alvo.

Se bem coletados, armazenados e interpretados, os dados permitem:

  • Detectar oportunidades de negócios;
  • Estimular o desenvolvimento e o lançamento de novos produtos;
  • Conquistar novos clientes e mercados;  
  • Ampliar receitas e aumentar a lucratividade.

Comumente, as ferramentas de BI revelam, de modo simples e descomplicado, dados relevantes para a estratégia comercial. É possível:

  • Ler curvas de consumo;
  • Saber os clientes que mais compraram;
  • Identificar precisamente quando compraram;
  • Calcular quais geraram a melhor rentabilidade;
  • Dentre outros dados.

A grosso modo, investir em BI é como trabalhar para conquistar o “mapa da mina”, ou seja, identificar o caminho que pode levar a sua empresa ao sucesso.

#2 Principais vantagens de apostar em BI para a análise de dados da propaganda

Sabendo o conceito e o principal objetivo do BI, é importante conhecer também os benefícios que a empresa pode alcançar ao optar pela ferramenta. A seguir, elencamos alguns dos principais:

  1. Conhecimento profundo do seu negócio: ao avaliar dados cruzados de diferentes fontes, o Business Intelligence fornece um panorama completo do seu negócio e do mercado. Assim, você conhece exatamente o posicionamento da sua marca e sabe quem são seus concorrentes e como está o mercado.
  2. Gestão eficiente das informações: com os dados acessíveis, armazenados e bem geridos, se torna mais fácil definir métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) que podem orientar a gestão e a tomada de decisão.
  3. Otimização dos processos: como o BI permite análise de indicadores em tempo real, a empresa pode agir rapidamente após análise dos dados encontrados. Consequentemente, a agilidade e a eficiência nos processos otimizam outros resultados como qualidade dos produtos, número de vendas e satisfação do consumidor.
  4. Identificação de oportunidades: ao fornecer vários indicadores e insights, o BI orienta as áreas de marketing e vendas, por exemplo, para que encontrem tendências e oportunidades no mercado e saibam como focar nelas de maneira inteligente. Tendo acessos a informações valiosas sobre o comportamento de seus clientes, por exemplo, a estratégia ganha muito mais potencial.  

#3 O que você precisa para aplicar a ferramenta de BI?

A aplicação de BI na empresa requer atenção a alguns aspectos fundamentais para o sucesso da estratégia. É preciso que o gestor saiba priorizar e mantenha o foco  em três pilares centrais. São eles:

  1. Dados confiáveis: a qualidade das informações usadas nos processos de Business Intelligence é imprescindível para o sucesso. Os dados precisam ter fácil interpretação, acessibilidade e segurança garantida. Para ajudar, a governança de dados é uma prática recomendada.
  2. Visão clara dos objetivos: é  necessário conhecer as metas do negócio, seus pontos fortes e fracos e suas necessidades para que a coleta e a análise de dados seja pautada por eles.
  3. Acompanhamento do negócio: como sugere uma das metáforas de Morgan, “a empresa é um organismo vivo” e como tal tem fases e picos de desenvolvimento, amadurecimento, crises e reinvenção. Por isso, é fundamental detectar a origem dos problemas e otimizar a rotina de trabalho da empresa. A partir desses movimentos, as metas da empresa e de análise também mudam.

Ao ver a descrição dos pilares, é possível compreender como tudo está conectado e confirmar porque o BI faz tanto sentido. Afinal, ele apresenta um panorama completo – de  360° – da empresa em dados.

#4 A importância do Big Data

Até aqui, vimos a importância da ferramenta de BI para a gestão dos setores e da organização como um todo. Sempre que orientada por indicadores relevantes, a administração da companhia é levada a outro patamar, mais estratégico e eficaz.

Contudo, é importante frisar que sozinho o BI traz resultados interessantes, porém quando combinado com o Big Data, a performance é muito superior.

Diferente do BI, cujo foco é voltado para inteligência do negócio, o Big Data engloba uma enorme quantidade de informações e dados que são analisados pelos profissionais de data science. A partir desse universo, eles buscam padrões e correlações, antes desconhecidos, indicando novas possibilidades para a organização e abrindo caminho para a inovação.

#5 Análise de dados da propaganda: como fazer?

A boa notícia é que toda essa tecnologia pode ser usada a favor da estratégia comercial da sua empresa. Isso mesmo! Usar a inteligência de negócio é possível (e necessário, se você quiser se manter competitivo).

O primeiro passo é você acreditar no potencial da ferramenta. Na sequência, é hora de buscar o melhor parceiro para viabilizar a estratégia de BI. Para ajudá-lo nessa jornada, a Tabmedia oferta aos seus clientes o módulo de Análises e Insights. A lógica é baseada em BI.

Com base nos dados fornecidos pela plataforma, o gestor pode fazer uma análise do posicionamento da marca, da performance da força de vendas e até da satisfação do consumidor. A partir daí, é hora de pensar em como fazer diferente e criar novas estratégias com foco na melhoria do impacto promocional, do relacionamento com o cliente e do desenvolvimento da força de vendas.

Hoje, muito possivelmente, você não conhece todas as variáveis envolvidas no processo comercial. Ou, então, ainda que você saiba quais são elas, infelizmente, não consegue acompanhá-las em tempo real.

Neste contexto, a inteligência de negócio e o módulo de Análises e Insights da Tabmedia descortinam os indicadores que não são mapeados, permitindo uma análise de dados da propaganda detalhada.

Com essa avaliação, o gestor identifica e monitora todas as variáveis que interferem em diferentes aspectos. É possível saber, por exemplo, porque em dada região o número de vendas foi maior ou, ainda, checar o tempo médio do impacto promocional do representante com melhor desempenho no mês.

Todos esses dados estão acessíveis porque enquanto a sua equipe comercial se preocupa com as vendas, nós coletamos informações geradas a partir da exposição da propaganda, e devolvemos em formato de análises detalhadas. Assim, você tem indicadores precisos ao seu alcance e condições de construir uma estratégia comercial sob medida para o seu negócio.

Quer conhecer outros benefícios da plataforma da Tab e saber como ela pode oferecer suporte à sua estratégia? Conheça nossa proposta e entenda porquê a plataforma é única.

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