Ensino a distância: sempre disponível com o mobile

Ao longo do dia: para onde você fixa seu olhar por mais tempo? Uma chance…Sim, você acertou em cheio se pensou na tela do seu smartphone. Canalizamos muito tempo e energia para manusear os dispositivos mobile. Eles estão em nossas mãos o tempo todo! No trajeto, de ônibus, de carro, de metrô, ele é passatempo; no trabalho, se tornou ferramenta indispensável; em casa, já o preferimos em detrimento da TV, muitas vezes. 

De acordo com relatório anual da Towards Maturity,  uma pessoa olha para a tela do smartphone 2.200 vezes por dia e toca no aparelho mais de 2.600 vezes. Não à toa, muitos já consideram os dispositivos mobile uma extensão do corpo humano, requisitada em milhares de momentos.

Contudo, se bem usado, o aparelho é uma ferramenta que facilita o acesso ao conhecimento. Isso mesmo! Como estamos com os celulares sempre no bolso ( ou em mãos mesmo), é possível – em qualquer lugar – colocá-los em uso para estudar. Com acesso simples e prático às plataformas LMS, o ensino a distância vem ganhando cada vez mais adeptos. 

Empresas de todos os portes e segmentos adotam a modalidade para fortalecer a estratégia de educação corporativa. Com as ferramentas certas você pode fazer do celular o seu aliado no treinamento e aprimoramento contínuo de profissionais

Quer saber como? Continue lendo esse artigo! 

#1 Ensino a distância ganha força com o mobile

Quando o celular ganhou funcionalidades que, muito além das chamadas, permitem seu uso em qualquer hora e lugar, as possibilidades aumentaram muito: encomenda de refeição, pedido de táxi, controle de movimentação bancária, consulta à previsão do tempo e centenas de outras opções. Logo, o poder de escolha do usuário é o principal critério a ser acionado para um uso inteligente.

Se é para ficar agarrado ao aparelho, então que seja para ser produtivo e aprender. É aí que o ensino a distância surge como uma alternativa que vêm conquistando alunos e empresas. Os profissionais buscam aproveitar o tempo e a ferramenta que têm em mãos para crescer. Em contrapartida, as organizações visam incentivar o uso disciplinado do dispositivo e, claro, garantir formação continuada do time. 

A estratégia dá muito certo e traz resultados positivos para todos. Ainda de acordo com o mesmo estudo da Towards, as pessoas usam smartphone para se dedicar às aulas concluem seus estudos 45% mais rápido que aquelas que optam pelo computador. Afinal, o aparelho está sempre ao alcance delas.

A pesquisa revela ainda que a compreensão do celular como um facilitador do aprendizado vem dos próprios alunos: 64% deles acreditam que acessar conteúdos de treinamento a partir de um dispositivo móvel é essencial para acelerar o aprendizado. 

É uma questão de perspectiva: olhar além e ver potencial no dispositivo mobile e incorporá-lo na rotina de estudos!

#2 Educação corporativa proporciona aprendizado para o time

Se é verdade que os profissionais já têm clareza sobre a possibilidade de aproveitar o mobile para aprender, as empresas ganham um norte para construir a estratégia de educação corporativa. Elas entendem que oferecer conteúdo didático, disponível on e off-line, é o caminho para conquistar o engajamento do time na jornada de aprendizagem.

Na prática, o conceito envolve muito mais do que a oferta de treinamentos e cursos ou o desenvolvimento de habilidades e competências previamente mapeadas. 

A educação corporativa é uma conjunto de ações que estimulam o desenvolvimento  pessoal e profissional – dos colaboradores alinhado às estratégias e aos objetivos macro da empresa. É uma construção que leva à inovação e à melhoria contínua da organização. 

No Brasil, a caminhada de implantação da educação corporativa avança a passos não muito largos, mas já está na direção certa. 

Segundo a Pesquisa Panorama do Treinamento 2017, nos Estados Unidos os colaboradores recebem 33 horas de treinamento anual, enquanto no Brasil a carga é de de estudos é de 21 horas/anuais. A disparidade é grande, contudo um incremento representativo foi registrado: na edição de 2015 o número era de 16 horas.

Ainda assim, mesmo diante do crescimento, o fato é que a estratégia de educação corporativa requer mais investimentos.

Nos EUA, empresas destinam, em média, U$1252 anuais para o treinamento de cada colaborador. Já em terras brasileiras, o valor é de R$ 788, inclusive em empresas de grande porte.

Ainda bem que as organizações estão focadas nesta demanda. Segundo o levantamento Educação Corporativa no Brasil, feito pela Deloitte, 45% têm equipes dedicadas ao sistema de educação corporativa, tendo em média um setor com quatro profissionais atuando. 

#3 Ensino a distância na empresa: boas razões para investir 

Já que a educação corporativa é um dos desafios da organização, certamente você deve estar se perguntando: qual a melhor modalidade para oferecê-la? O ensino a distância é uma possibilidade que traz uma série de vantagens, e o melhor: permanece acessível à força de vendas a qualquer hora e lugar na palma da mão. 

Veja, a seguir, alguns dos benefícios de incorporar um bom sistema e-learning para proporcionar aprendizagem ao seu time.

  • Praticidade na oferta de conteúdo didático para equipes distribuídas;
  • Uso de recursos que despertam atenção como gamificação, vídeos e áudios;
  • Redução de custos com infraestrutura e logística, antes necessários para treinamentos presenciais;
  • Incremento do ROI, já que o tempo poupado com os treinamentos presenciais passa a ser destinado para a produção;
  • Qualificação e retenção dos melhores profissionais;
  • Aumento da produtividade de estudo do time, que pode aprender a qualquer hora e lugar;
  • Engajamento, reconhecimento e valorização aumentam também a satisfação do time e, de quebra, melhoram o clima organizacional.

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre plataforma e-learning? Acesse nosso artigo sobre o tema e tire suas dúvidas, de imediato. Se precisar, entre em contato conosco! 


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