4 vantagens da visita remota como ferramenta de venda
Com o avanço da tecnologia e da transformação digital, muitas metodologias, ideias e práticas antes inimagináveis ganharam vida e começaram a fazer parte do nosso dia a dia. As mudanças vêm impactando não apenas no estilo de vida das pessoas, mas também no modo como elas se relacionam com o trabalho e o executam. Isso porque muitas empresas já estão inovando e aderindo aos novos formatos de jornada, como o home-office.
Na área comercial, por exemplo, se antes o modelo padrão era contar com o profissional, das 8h às 18 horas, para atender ao cliente apenas na loja física, hoje sabemos que existe uma série de outros canais de venda. Além disso, o representante comercial já não precisa, obrigatoriamente, estar no mesmo espaço físico, face a face com o cliente, para conduzir uma negociação.
A visita remota como ferramenta de venda aparece como uma alternativa prática, rápida e eficaz, que garante benefícios tanto para a força de vendas quanto para o seu cliente.
Para ajudá-lo a visualizar o poder desta alternativa, nós, da Tab, elencamos algumas das vantagens da venda remota e compartilhamos com você neste conteúdo.
Quer saber mais? Avance na leitura do artigo!
#1 Atrair os melhores talentos de vendas
Já sabemos que além de uma remuneração alta, a maioria dos profissionais busca qualidade de vida. Sem dúvida, este requisito inclui flexibilidade na jornada de trabalho e mais tempo para descanso.
Com a modalidade de visita remota, a sua empresa pode oferecer muito mais liberdade para que os representantes comerciais construam sua agenda. De acordo com o estudo IWG Flexible Working Survey, de 2018, realizado pelo Instituto MindMetre Research, globalmente 70% dos profissionais buscam alternativas ao horário de trabalho convencional. No Brasil, 61% deles já possuem este hábito e 49% trabalham remotamente durante três dias ou mais na semana.
Ou seja, os números apontam que essa é uma tendência e os profissionais veem valor nesta possibilidade. Logo, ao aderir a venda remota, você aumenta as chances de atrair bons talentos.
Além disso, a partir do momento que você deixa de buscar apenas os profissionais disponíveis na região de atuação da empresa, passa a ter acesso a um leque ainda maior de potenciais candidatos.
#2 Menor perda de tempo e de dinheiro
Contar com uma força de vendas distribuída é uma estratégia inteligente para empresas que buscam melhores resultados. Isso porque com a visita remota é possível reduzir uma série de custos relacionados, por exemplo, ao deslocamento de profissionais.
Vale considerar que não se trata apenas do tempo que os integrantes da força de vendas dedicam ao trajeto para o local de trabalho e do custo financeiro. Muito mais do que isso, quando você elimina a jornada diária de ida e volta da sede física da empresa, evita um desgaste emocional que impacta no desempenho dos profissionais. Afinal, é quase impossível não se estressar nas tentativas de “chegar a tempo” do início do expediente e voltar para casa com tranquilidade.
#3 Redução de custos fixos
Manter uma sede física ampla, para alocar os membros da força vendas, implica em arcar com um custo elevado de despesas fixas como aluguel, luz, telefone e alta conectividade. De outro modo, é preciso considerar ainda o investimento na aquisição de materiais e equipamentos, como computador, mesa, cadeiras e materiais de escritório.
Além disso, outro desafio é fazer projeções para a ampliação do espaço, considerando o provável aumento no número de empregados.
Quando o gestor decide apostar alto na modalidade de venda e visita remota, ele garante a redução de custos e de investimentos, o que gera uma economia significativa para a empresa. Logo, é possível reverter os recursos que seriam destinados para manutenção do espaço físico para outras finalidades mais estratégicas, como investimentos em campanhas comerciais e treinamento dos profissionais.
#4 Com a visita remota, o céu é o limite
Se você deseja construir uma estratégia de vendas eficaz e assertiva, a venda remota é uma ótima alternativa. Além de proporcionar a redução de custos e aumentar a atração de talentos, a motivação e a retenção da força de vendas, ao manter a equipe distribuída, usando a visita remota, os profissionais têm condições de explorar novos mercados.
Afinal, com o uso da tecnologia e dos recursos certos, o time comercial encurta distâncias, elimina fronteiras e consegue negociar com potenciais clientes antes inacessíveis.
Afinal, os profissionais podem abordar prospects que estão em outras cidades ou até mesmo em outros países. A rede de contatos se amplia e as chances de fechar novos negócios também.
Como chegar ao sucesso com as visitas remotas?
Para obter o sucesso com esse tipo de estratégia é preciso que você observe uma série de aspectos importantes. A atenção a alguns pilares centrais irá garantir que este modelo funcione. É preciso ter:
- Uma excelente comunicação oral e escrita tanto na interação com os clientes quanto entre os profissionais da força de vendas e gestores;
- Um sistema de gestão que permita organizar as demandas de promoção de vendas e manter um fluxo de trabalho claro;
- Uma plataforma de treinamento: ela irá garantir aprimoramento profissional e formação contínua por meio da educação a distância e do uso de recursos mobile;
- Uma ferramenta que facilite a gestão de vendas remotas, como o Nomad Sales, da Tab. Como ele será muito mais fácil para o time organizar as visitas, se relacionar com os clientes e fechar novas vendas.
- A prática de geração de relatórios periódicos e análise de indicadores e métricas. Desse modo, é possível orientar a melhor performance do time, bem como indicar ajustes de estratégia e investimentos necessários.
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