Levantamento de Necessidades de Treinamento: por onde começar?
Possivelmente, em algum momento da vida, você já recebeu um produto ou serviço que não atendeu às suas expectativas. Só quem passou por isso entende o peso desse tipo de frustração. Agora, pense que o mesmo pode acontecer dentro da sua empresa, se você deixar de observar, avaliar e ouvir os seus clientes internos.
Como tudo o que você não quer são funcionários infelizes, é fundamental buscar maneiras de conhecer e compreender as demandas do time, inclusive em relação ao treinamento. Até mesmo porque não adianta investir em iniciativas de capacitação e educação corporativa, sem ter a certeza que os profissionais realmente terão um desempenho superior, depois de concluir a jornada de aprendizado.
Neste contexto, voltar esforços para o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) é indispensável. A partir desse processo, você terá respostas claras para questões fundamentais, como:
- Quem precisa de treinamento?
- O que eles precisam aprender?
- Quais habilidades a equipe já possui? E quais são necessárias e por que razão?
- O que está faltando nos treinamentos ofertados?
- Quais problemas os treinamentos devem ajudar a resolver?
Já está ansioso para começar esse mapeamento? Nós, da Tab, queremos ajudá-lo! Apresentamos, a seguir, o passo a passo ideal para fazer o LNT com sucesso, garantindo a eficácia dos treinamentos e a satisfação dos colaboradores.
Avance na leitura do artigo e descubra por onde começar o mapeamento!
Boas razões para fazer o LNT
Você já tentou fazer um planejamento, sem ter informações prévias sobre o contexto atual? Fica difícil, não é mesmo? Afinal, é preciso ter subsídios e um ponto de partida para construir e executar um novo projeto. Na área de treinamento e desenvolvimento (T&D) não seria diferente.
Por isso é tão importante se dedicar ao Levantamento de Necessidades de Treinamento. Somente a partir dele você conseguirá entender o que os colaboradores, a equipe e, por fim, a organização precisam.
O LNT é o melhor caminho para assegurar que as pessoas certas recebam os treinamentos corretos.
Quando o gestor de treinamento prioriza esse processo, ele garante uma série de vantagens:
1. Mapeia as dificuldades de desempenho do time;
2. Prioriza problemas de performance, pensando em como resolvê-los;
3. Identifica os conhecimentos necessários;
4. Avalia os recursos disponíveis para treinamento e desenvolvimento;
5. Define os principais objetivos e os resultados a serem alcançados;
6. Desenvolve um treinamento focado em atender às reais demandas do time.
Além disso, tomando como base o LNT, o gestor tem condições de justificar a alocação de recursos com mais transparência e clareza.
De tal modo, os demais gestores também compreendem melhor a proposta dos treinamentos, motivando os seus liderados a participarem e impulsionando a adesão das equipes às atividades.
Etapas do LNT
O Levantamento de Necessidades de Treinamento é uma abordagem que leva à compreensão dos requisitos de aprendizagem, sendo conduzida em quatro etapas principais. Confira, a seguir, a proposta de cada uma delas:
Organização
A primeira etapa consiste em compreender a estrutura da organização e os fatores que podem impactar nos treinamentos. É hora de estudar vários aspectos:
- Missão;
- Visão;
- Objetivos;
- Perfil dos colaboradores;
- Processos;
- Dados de desempenho.
A análise desses aspectos pode indicar o tipo de ambiente de aprendizagem ideal para a oferta dos treinamentos.
Trabalho
É preciso analisar quais as características do trabalho e das tarefas a serem entregues pelos colaboradores requerem treinamentos específicos.
Indivíduo
Como o nome sugere, essa fase é dedicada a identificar quais pessoas e áreas da organização precisam do treinamento. Os dados extraídos das avaliações de desempenho são comparados comparado com o nível ou padrão esperado.
Legal
Muitas profissões têm o exercício regulado por órgãos competentes e até pela legislação brasileira. Daí a importância de avaliar, nesta fase, os assuntos jurídicos internos e externos que orientam para a realização de treinamentos. É possível estudar regulamentos e normas da própria empresa, qualificações exigidas para cada funções e até alterações em lei, que podem gerar GAPs de competências.
Além dessas quatro etapas, vale levar em conta outros dois aspectos:
Custo-benefício: ou seja, calcular o ROI que pode ser alcançado ao realizar esse treinamento.
Conteúdo: identificar conhecimentos e práticas que devem constar na programação de cada iniciativa de capacitação.
Uma vez concluídas as etapas do LNT, os resultados coletados são usados para compor os objetivos do programa de treinamento.
Como conduzir o LNT usando 7 ferramentas
Na maioria das empresas, o desafio do LNT é uma das atribuições do time de treinamento. Mas, afinal, quais ferramentas podem ser usadas pelos colaboradores da área para que o levantamento seja, de fato, assertivo?
Apresentamos abaixo alguns dos meios mais utilizados para fazer um Levantamento de Necessidades de Treinamento, bem como para identificar uma oportunidade de diagnóstico.
1. Observação: oriente o time de treinamento para que os profissionais se mantenha sempre atentos, buscando evidências. Resultados ineficientes, insatisfações, motivação em queda e alto turnover são sinais de alerta que apontam demandas de capacitação.
2. Avaliação de desempenho: use-a e identifique os profissionais que possuem desempenhos satisfatórios, bem como as oportunidades para oferecer um treinamento eficaz.
3. Comunicação fluída e entrevistas: mantenha uma comunicação aberta e constante com todos os líderes. Eles podem indicar potenciais pontos de melhorias para superar os desafios previstos no planejamento estratégico da organização. As entrevistas também são importantes e fazem parte da avaliação de desempenho.
4. Solicitação das áreas: avalie as demandas apresentadas pelos gestores com base nos comentários e observações acerca do desempenho dos colaboradores.
5. Avaliações técnicas: sim, testes e exames de conhecimentos técnicos e profissionais também são usados no LNT. Isso porque eles permitem mensurar o conhecimento específico exigido para determinada atividade.
6. Modificação de processos: diante de alterações em processos e regras, lembre-se de capacitar as pessoas para que elas tenham condições de atuar no novo contexto. Podem ser necessárias ações de comunicação, treinamentos e, em cenários mais complexos, até um plano de gestão da mudança.
7. Relatórios: as informações constantes em relatórios, fornecidas por todas as áreas da empresa, são relevantes para a construção de uma estratégia de treinamento. Reclamações do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e índices de desligamento e rotatividade dos colaboradores, por exemplo, geram dados para o LNT.
Acima de tudo, é preciso lembrar que o Levantamento das Necessidades de Treinamento é um processo que visa garantir a oferta de aperfeiçoamento adequado aos colaboradores da empresa.
Com treinamentos desenvolvidos sob medida para a necessidade dos profissionais de todos os setores, a tendência é que eles se sintam mais seguros para exercer suas tarefas e satisfeitos com seu trabalho. Logo, a empresa ganha em produtividade e na qualidade das entregas feitas aos clientes.
Portanto, lembre-se de manter todos os canais de comunicação abertos, incentivando a participação de gestores e colaboradores. É a perspectiva deles que irá apontar onde estão e quais são as lacunas de treinamento.
Agora, certamente, você está pronto para mapear as demandas de aprimoramento do seu time. Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como a importância do LNT? Acesse nosso artigo e descubra quando você precisa repensar sua estratégia de treinamento.
Se o desafio é oferecer formação contínua para seu time, nós, da Tab, temos a melhor plataforma para ajudar você!