Marketing de dados exige capacidade analítica do time
O marketing de dados traz um universo de novas possibilidades para as empresas. Porém, mesmo em um terreno fértil, muitas vezes, as organizações não têm condições de explorar tais oportunidades. Isso porque falta lançar um olhar analítico para esses dados e construir uma estratégia forte a partir dos parâmetros e subsídios fornecidos.
De acordo com uma pesquisa da PWC, que contou com a participação de 2 mil executivos, 25% deles admitem que não possuem habilidades ou conhecimentos para fazer um uso mais inteligente dos dados.
Mas a boa notícia é que dá pra mudar esse cenário. Recentemente, em uma reunião de apresentação de relatório de gestão para os gerentes distritais de um cliente, nós, da Tabmedia, resolvemos fazer diferente. A princípio, a ideia era levar os principais dados de utilização dos módulos da plataforma Tabmedia, e, na sequência, apresentar os resultados por equipe. Superamos nossas expectativas e conseguimos fazer muito melhor! Conheça o case a seguir e entenda porque o marketing de dados é tão poderoso.
Marketing de dados: a informação é a metade do caminho
O relatório gerado pela plataforma é bem completo. Com as informações apresentadas nele é possível visualizar o cenário de utilização dos materiais promocionais e de treinamento. Além disso, dá para estabelecer comparativos entre equipes, entre representantes e entre diferentes meses e/ou produtos dentro de uma mesma equipe, por exemplo.
Na plataforma, as possibilidades de combinações de dados, filtros e comparações são (quase) infinitas. Ao explorar esses recursos você pode ter uma noção mais clara da riqueza e do potencial dos dados gerados. Por isso, levamos para a reunião com o nosso cliente vários relatórios, com diferentes combinações e dados. Ainda assim, acreditamos que esse material era insuficiente, porque obter esse conjunto valioso de informações é apenas a metade do caminho.
Afinal, ter o acesso a dados, planilhas, relatórios e números diversos em si não traz nenhuma mudança ou resultado, se não soubermos interpretá-los de forma estratégica.
Acreditamos que os dados precisam ser compreendidos para que eles sejam usados de forma estratégica na propaganda médica. É preciso reconhecer a sua importância e função. Saber exatamente o que cada dado pode revelar, e para quais caminhos suas combinações nos levam.
Sem esse olhar treinado para análise, o que apresentamos são apenas números. Por isso, é fundamental, além de selecionar os melhores recursos, investir nas pessoas. Somente o olhar analítico e o conhecimento delas pode transformar esses números em dados, que levam a estratégias fortes e coerentes e, consequentemente, a resultados cada vez mais positivos.
Muito além da apresentação de dados
Pensando em todos esses pontos já abordados, fomos além. Na reunião, o relatório de gestão foi apenas uma parte da apresentação, que teve como foco principal desenvolver a capacidade analítica dos gestores por meio de insights. Convidamos eles a se envolverem na construção das estratégias de marketing e treinamento, ressaltando o papel de cada um no engajamento dos representantes e, por consequência, no sucesso do laboratório.
Desta forma mostramos que dá para fazer diferente. Nessa jornada encontramos muitos gestores que concordam com a gente: a geração de dados é apenas a metade do caminho. Mas, normalmente, eles não sabem por onde começar para tornar suas equipes mais estratégicas. É aí que nós, da Tabmedia, entramos em cena: somos capazes de potencializar os resultados da sua jornada de vendas, dando insights para identificar os pontos que mais merecem atenção na sua estratégia no momento.
Se você também sente que precisa orientar seu time em relação à compreensão e à análise estratégica de dados, conte conosco. Você pode agilizar seu processo de tomada de decisões e construir estratégias muito mais assertivas, se souber explorar com destreza todas as possibilidades derivadas do marketing de dados.
Entre em contato com a gente, conheça a nossa solução e surpreenda-se com essa experiência e com os resultados que ela pode trazer!
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