Fortaleça a atuação do propagandista médico: o profissional do futuro
Quando o assunto é o avanço da tecnologia, um misto de impressões, expectativas e projeções costuma invadir as discussões sobre o tema. É possível vibrar com as facilidades e o acesso promovido pelas soluções tecnológicas, mas também temer o impacto da apropriação dessas ferramentas, especialmente no que tange às oportunidades de trabalho. Nesta nova era, como o propagandista médico pode agir?
Invariavelmente, uma questão pertinente sempre é levantada: quais seriam as profissões do futuro? Quem pode sobreviver à onda de invasão da tecnologia? E mais: para acompanhar o movimento da indústria 4.0, na qual as máquinas e os equipamentos estão conectados e prontos para assumir as tarefas operacionais, qual é o melhor caminho a ser seguido pelos profissionais?
De acordo com especialistas, que opinaram em matéria recente publicada no Uol, áreas como tecnologia, vendas e marketing, office support, técnica e financeira prometem manter e conquistar mais espaço com a ajuda da tecnologia. Ou seja, o profissional de marketing que atua no laboratório farmacêutico mantém seu papel estratégico, mas com vários desafios pela frente. Talvez, o maior deles seja descobrir o caminho da reinvenção.
Ou seja, como o propagandista médico pode atuar em um mundo cada vez mais tecnológico?
Pensando em ajudar você a responder essa questão, elencamos algumas dicas que podem ajudá-lo a encarar esse novo momento, com estratégia em ritmo de constante aprendizado. Confira cada uma delas a seguir!
#1 Adaptar-se é o maior desafio
A verdade é que embora as projeções sobre a permanência do profissional de marketing do laboratório farmacêutico sejam super otimistas, o trabalho do propagandista médico existirá enquanto o cliente quiser que ele exista.
A maioria dos médicos ainda prefere ter os representantes sempre por perto. Mas eles precisam fazer muito mais do que apresentar produtos. Estar presente no consultório é só uma das formas de manter o relacionamento estreito. Porém, neste contexto, a principal tarefa é ajudar no desenvolvimento do médico: ser um consultor que o ajuda na entrega do melhor serviço aos pacientes.
Vale lembrar que o modelo tradicional de visitação ainda existe, mas a modalidade virtual já é aceita e vem ganhando força, especialmente entre os médicos mais jovens. Ou seja, além da invasão da tecnologia, outra variável nova é a mudança da geração de médicos. Eles são muito mais familiarizados com as ferramentas digitais e tendem a preferir as visitas virtuais. Por isso, conquistá-los é ainda mais desafiador!
O melhor caminho é se apropriar do ferramental tecnológico disponível para ser mais assertivo, convencendo-o da importância do contato pessoal.
#2 Os melhores recursos para uma performance superior
Nesta caminhada em busca de aperfeiçoamento do modo de atuação e de otimização dos processos para atender o cliente, contar com ferramentas que forneçam um bom suporte é essencial.
Com a Tabmedia, saber como o propagandista médico pode atuar e com quais recursos pode contar se torna muito mais simples. Dentre as diversas funcionalidades da plataforma, vale destacar alguns recursos como a emissão de relatórios, que oportuniza o acompanhamento das atividades e o comparativo dos mais diversos indicadores.
O pilar Analytics da ferramenta é um dos mais estratégicos, uma vez que indica aos profissionais de marketing como tornar seus materiais promocionais mais atrativos e eficazes na comunicação e aos profissionais de treinamento quais gaps precisam ser reforçados nos treinamentos.
Além disso, a ferramenta também pauta o trabalho do propagandista médico e do gerente de distrito, que podem, por meio dos eventos de coaching, desenvolver e aperfeiçoar os gaps identificados e direcionar o propagandista a melhorar sua performance nos próximos contatos/visitas.
Com base nos reports entregues pela plataforma, é possível compreender, cada vez mais, o modelo ideal de atendimento. A partir daí, o profissional de marketing sabe exatamente como realizar seu contato para ter sucesso.
Há 7 anos no mercado, a plataforma da Tabmedia tem 55 ambientes acessíveis, registra o acesso de 15 mil usuários/dia e 7 milhões de interações/mês. Ou seja, é a grande especialista no assunto, de tal modo que os profissionais de marketing, vendas e treinamento do laboratório farmacêutico contam com uma grande parceira, que, certamente, os levará ao sucesso.
#3 Mude seu mindset e aprenda constantemente
Com o movimento da indústria 4.0 e a onda de recursos e soluções tecnológicas, a sociedade vem sendo impactada em vários sentidos. Como vimos até aqui, no trabalho não seria diferente. É hora de descobrir como o propagandista médico pode atuar neste novo momento e de que modo o laboratório farmacêutico pode ajudá-lo. A seguir, elencamos algumas dicas. Confira:
- Mantenha todos os processos em um só lugar: com uma plataforma como a Tabmedia, fica muito mais fácil conduzir os processos. É possível, por exemplo, ofertar treinamentos e recursos que permitam ao propagandista médico se comunicar com o cliente e atendê-lo pela plataforma, de maneira descomplicada e eficiente. Tudo mais simples e acessível!
- Incentive o profissional de vendas a ser analítico: agora, nada adianta ter um universo gigante de dados, se a equipe não está preparada para usá-los. Incentivar o uso inteligente dos indicadores é fundamental. A riqueza do detalhe do dado faz a diferença na vida do profissional de vendas do futuro. É o que faz o seu trabalho sair da esfera tática e avançar para a estratégica.
- Use a combinação de novos recursos e capacitação contínua: na hora de apresentar a ferramenta para seu time de vendas, o representante do laboratório farmacêutico deve ter em mente que a ferramenta é um suporte para seu trabalho. Não deixe que seu time veja a plataforma como uma forma de controle. Eles precisam comprar a ideia do projeto e mudar o mindset: antes de partir para a ação, é fundamental alinhar, analisar e discutir a estratégia. Esse é um processo colaborativo e somente com a participação de todos os envolvidos pode dar certo.
Como o propagandista médico pode atuar com a Tabmedia
Para o laboratório farmacêutico, pensar em estratégias para engajar o time de vendas é desafiador. Mas com a ajuda de um parceiro especialista pode ser bem mais simples. A Tabmedia oferece a melhor tecnologia para a jornada de vendas. Com um sistema aberto e disponível, que permite o exercício diário do aprendizado, a evolução está sempre ao alcance dos profissionais.
Aliás, para eles esse é o maior desafio: aprender sempre, avaliar processos, quebrar paradigmas, desenvolver um olhar analítico e se reinventar. Afinal, o modus operandi de vendas e marketing de ontem já está velho para hoje e não será aplicável amanhã.
Por isso, para o laboratório farmacêutico, a fórmula da performance elevada envolve a capacitação. O sucesso de uma boa estratégia é possível com a soma da otimização dos processos ao esforço focado nos treinamentos.
Converse com o time da Tab e entenda porque podemos ajudar você a aperfeiçoar a atuação do propagandista médico. Descubra como a Tabmedia pode ser seu parceiro na geração de resultados!
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